CLP – #Eu voto distrital
Mobilizar

#Eu voto distrital

Movimento de cidadãos brasileiros que sonham por um País melhor e mais justo

ícone clp cinza
Pensar Global, Agir Local!

O CLP também contribui para o fortalecimento da sociedade civil, pois liderança pública não se resume a ocupar cargos na estrutura formal de governo, a liderança pública é aquela que promove mudanças transformadoras na sociedade, ou seja, grandes mudanças e que sempre carregam consigo uma mudança de comportamento. Somente a sociedade civil organizada tem o poder e a capacidade de promover constantes mudança com legitimidade e baixo risco político, pois torna-se uma decisão de “baixo para cima”.

O CLP acredita que além da formação dos políticos, devemos ajudar a sociedade se organizar e se mobilizar. A primeira coisa é escolher uma causa específica para direcionar as ações e em segundo inicia-se o processo de empoderamento e ferramentas de mobilização. Uma sociedade forte evita grandes problemas de corrupção e falta de participação política da sociedade, só uma sociedade organizada é capaz de exercer a democracia em seu stricto-sensus.

O #EuVotoDistrital é um movimento de cidadãos brasileiros, ou seja, de pessoas: trabalhadores, estudantes, empresários, usuários, sociedade, você, todo brasileiro que sonha por um País melhor e mais justo.

Nosso objetivo é aprovar pelo Congresso Nacional a Lei que torna o Voto Distrital (voto majoritário uninominal de dois turnos) no sistema eleitoral para eleição de deputados federais, estaduais e vereadores.

Nossa meta final: Conseguir 1.000.000 de assinaturas, para mostrar aos políticos a mudança que o Brasil quer.

Entenda Mais
Como é hoje

Como é hoje?

Hoje, os representantes do povo no Legislativo (deputados federais, deputados estaduais e vereadores) são eleitos pelo voto proporcional, isto é, os partidos políticos ganham cadeiras em proporção ao número de votos que seus candidatos recebem em todo o Estado (ou cidade).

Quanto mais candidatos, mais votos. Um mês após a eleição, 30% dos eleitores já não se lembra em quem votou, pois vota sem conhecer bem os candidatos. Este número aumenta para 70% em relação às eleições anteriores. Uma vez eleitos, os representantes também não se lembram dos eleitores e agem no Legislativo sem prestar contas a eles.

O Voto Distrital

O voto distrital é um sistema de voto majoritário no qual um Estado (ou cidade) é dividido em pequenos distritos com aproximadamente o mesmo número de habitantes. Cada partido indica um único candidato por distrito. Cada distrito elege um único representante pela maioria dos votos.

Que tipo de Voto Distrital o Movimento defende? Puro ou Misto? O movimento #euvotodistrital defende o sistema majoritário de dois turnos. Essa modalidade, além de trazer todos os benefícios do Distrital como conhecemos, preserva os interesses das minorias ao exigir segundo turno, caso o candidato não tenha 50%+1 dos votos.

O que muda?

Aumenta a fiscalização sobre os políticos; diminui o custo das campanhas políticas; estimula a redução de partidos; aumenta o enraizamento dos partidos na sociedade; fortalece o Poder Legislativo; traz nova dinâmica de Governabilidade; melhora a relação representante / representado; mais representantes que convivem com a população no dia-a-dia serão eleitos.

Assine a petição

Mais de 200 mil pessoas já assinaram a petição pelo Voto Distrital

O Voto Distrital é um sistema eleitoral que irá melhorar a forma como você elege um político e acompanha o que ele faz. Hoje temos um enorme problema onde mais de 90% dos deputados são eleitos sem votação própria. Com o Voto Distrital podemos mudar isto e diminuir as chances de corrupção além de fortalecer a relação entre político e cidadão.

Assine a petição pelo Voto Distrital. Acesse o site do #EVD para entender mais sobre o movimento!

Confira o site do #Eu Voto Distrital

Voto Distrital
Depoimentos

Confira alguns depoimentos de pessoas que participam do Arranjo Local

 

destaques
Mapa do Voto Distrital das Eleições de 2010

Mapa do Voto Distrital das Eleições de 2010

Com base em mapas do IBGE, dados da Justiça Eleitoral e plantas cartográficas dos estados, o movimento "Eu Voto Distrital" preparou simulações para...

Como aumentar o peso do seu voto

Como aumentar o peso do seu voto

O voto distrital aproxima o eleitor do seu representante no Congresso, melhora a fiscalização sobre os deputados e diminui a corrupção. Veja...

Distrital Já – Luiz Felipe D’Ávila

Distrital Já – Luiz Felipe D’Ávila

Confira artigo escrito por Luiz Felipe D’Ávila, diretor-presidente do CLP, publicado no site da Veja no dia 26/03/11

outros projetos