CLP – A formação de prefeitos em 2017
Notícias

A formação de prefeitos em 2017

14/11/2017 -

 

O primeiro ano de mandato em um município é essencial para definir o ritmo de trabalho e estabelecer uma nova cultura de gestão. O ano de 2017 marcou o início de um ciclo e como todos os ciclos, surgem novas expectativas, prioridades e um momento de avaliação do que foi feito até aquele momento.

Em 2017, as prefeituras de todo o Brasil sentiram um aperto incomum desde 1994. A máquina pública, que costuma ajudar os candidatos à reeleição, nesta última eleição, atrapalhou.

Com a baixa orçamentária, problemas fiscais e dificuldade para manter os serviços públicos, a população deixou claro a vontade por mudança. Apenas 48% dos prefeitos que tentavam reeleição conseguiram.

Frente ao cenário atual e acompanhamento o ciclo da gestão pública municipal, em 2017, o CLP dedicou um grande foco de trabalho para os município, com programas de formação focados principalmente nos prefeitos eleitos.

Nossa primeira iniciativa veio com curso Liderança nos 100 Primeiros Dias de Governo, que ocorreu ainda em 2016 reunindo mais de 30 prefeitos eleitos.

A iniciativa repercutiu e conseguimos expandir a formação presencial para mais 100 prefeitos ao longo de 2017. Na pauta das discussões, os temas equilíbrio fiscal, definição das prioridades, estratégia política e liderança tiveram especial atenção.

Ao todo, 130 prefeitos participaram intensivamente de formações oferecidas pelo CLP.

 

Principal problema dos municípios

 

Ao longo das edições do curso, fazíamos uma sondagem com cada um dos participantes para identificar as principais questões que preocupam a nova leva de prefeitos do Brasil. O problema destaque foi equilíbrio fiscal.

Nos últimos ano o contingente de funcionários públicos cresceu nos municípios. Com efeitos da crise por que passamos, a atividade econômica teve uma retração e consequentemente os respasses federais e estaduais para os municípios não cresceram o necessário em valores reais.

Com isso, essa nova leva de prefeitos enfrenta um grande desafios ao serem obrigados em construírem uma necessária estratégia de contenção dos gastos, segurar o aumento de impostos e evitar queda na qualidade dos serviços públicos.

Com esse diagnóstico, nos da equipe CLP conseguimos dar maior atenção para o tema de diferentes formas: gerando conteúdo e informação sobre os caminhos a serem seguidos, trabalhando o tema em sala com prefeitos e especialistas e agora, criando cursos online e gratuitos sobre o tema.

O primeiro desses cursos será o Como Melhorar a Arrecadação do seu Município, com lançamento para o dia 28 de novembro e ministrado por dois especialistas no tema que são formados pelo CLP: Rodolfo Fiori e Ana Cristina Jayme, ambos Líderes MLG.

 

 

Essas e outras histórias de transformação são os resultados do trabalho do CLP em desenvolver líderes públicos capazes de mudar a cultura políticia no Brasil. Hoje, somos um equipe de mais de 20 pessoas totalmente dedicada em melhorar a gestão pública e a vida de milhões de brasileiros. Conheça nossos projetos e doe para CLP. Só assim conseguiremos fazer muito mais. Doe Aqui