CLP – CLP lança Programa Rio+ Sustentável
Eventos realizados

CLP lança Programa Rio+ Sustentável

Projeto visa melhorar a gestão interna da SEA e do INEA a partir da revisão de processos e desenvolvimento de lideranças

Servidores da Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro (SEA) e do Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (INEA) participaram na última quarta-feira (01/07) do lançamento do Programa Rio+ Sustentável, na Faculdade Getúlio Vargas, no centro do Rio de Janeiro.

O Programa Rio+ Sustentável visa melhorar a gestão interna da SEA e do INEA a partir da revisão de processos e desenvolvimento de lideranças. Entre as principais metas do programa, destacam-se a diminuição do prazo de entrega do licenciamento ambiental oferecido pelo INEA (passando de 380 dias para 120 dias), a estruturação de um núcleo de projetos estratégicos e um núcleo de gestão de crises. Participam deste programa o Centro de Liderança Pública e as consultorias Falconi e Visagio.

O evento iniciou com a fala do secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, que ressaltou as principais dificuldades encontradas na secretaria e a necessidade de combatê-las de frente, destacando a necessidade do desenvolvimento de líderes dentro da secretaria e do instituto. Após ele, o presidente do INEA, Marcus Lima, endossou as palavras do secretário e reforçou a importância do projeto para o desenvolvimento das instituições.

O diretor da Diretoria de Licenciamento Ambiental (DILAM), José Maria, explicou como o projeto foi pensado. "O projeto foi feito para enfatizar a transversalidade que está sendo trabalhada na secretaria. As coisas não são mais na vertical, mas na horizontal, acompanhando a visão do secretário para a secretaria e seus órgãos”. Em seguida, José Maria também explicou o escopo do projeto e sua governança.

Luana Tavares, gerente-executiva do CLP, apresentou a equipe que estará à frente do projeto, detalhando aos servidores o cronograma de execução e explicando o papel de cada stakeholder na implementação do projeto.

O diretor-presidente do CLP, Luiz Felipe d'Avila, falou aos gestores presentes sobre a diferença entre autoridade e liderança, mostrando a eles quais são as características de um verdadeiro líder.

Por fim, o secretário André Corrêa concluiu dizendo que espera que o projeto tenha o apoio de todos os gestores envolvidos e que, apesar das dificuldades que possam ser encontradas ao longo de sua implementação, os resultados são extremamente compensatórios.

Veja fotos do evento



Programa Rio+ Sustentável Programa Rio+ Sustentável
Em 2013 e 2014 as consultorias Visagio e Falconi fizeram projetos de planejamento e disgnóstico de processo junto a SEA e ao INEA. Foram identificados diversas lacunas estruturais que afetam diretamente o meio ambiente do Rio de Janeiro.

A pedido da nova equipe da SEA, com base nas recomendações destes diagnósticos, o CLP e as consultorias organizaram uma proposta que visa estruturar a gestão da SEA, redesenhar o processo de Licenciamento e engajar líderes dispostos a transformar a realidade.

O Programa Rio+ Sustentável foi o produto destas discussões e possui três pilares de atuação: Gestão Ambiental por resultados; Redesenho de Processos e Estrutura; e Desenvolvimento de Lideranças.

Veja mais sobre o programa!
destaques
CLP realiza 2º treinamento de Gestão da Mudança para equipe do Novo Portal de...

CLP realiza 2º treinamento de Gestão da Mudança para equipe do Novo Portal de...

Órgão vem trabalhando fortemente na construção da Gestão Ambiental por Resultado, sendo que o principal foco é a melhoria do processo de...

Meio ambiente e a responsabilidade dos municípios

Meio ambiente e a responsabilidade dos municípios

A importância da formulação da agenda municipal para atingir o desenvolvimento socioeconômico acompanhado de uma relação saudável com o meio...

Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e Inea lançam Universidade do Ambiente

Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e Inea lançam Universidade do Ambiente

O projeto foi idealizado e executado por servidores como forma de contribuir para o estabelecimento de ações de capacitação continuada