CLP – Com foco na melhoria de gestão, CLP promove 3ª edição do curso Liderança, Gestão e Competitividade
Notícias

Com foco na melhoria de gestão, CLP promove 3ª edição do curso Liderança, Gestão e Competitividade

18/03/2016 - Fonte:CLP

Mauro Benevides Filho Foto: CLP

Focado na melhoria da administração pública e na busca pela eficiência estatal, o Centro de Liderança Pública promoveu o curso Liderança, Gestão e Competitividade. Em sua terceira edição, as aulas e as palestras mostraram que governos com líderes mais capacitados produzem maior qualidade de vida para seus cidadãos.

Representantes de cinco estados brasileiros participaram do curso de formação de líderes que teve como palestrantes o ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega, o secretário da Fazenda do Ceará, Mauro Benevides Filho; e o diretor-presidente do CLP, Luiz Felipe D´Ávila.

Entre os assuntos abordados entre quinta (17/03) e sexta-feira (18/03), os destaques foram a aplicabilidade de uma boa gestão de recursos, a institucionalização das políticas públicas e a necessidade de se incorporar um método eficiente de identificação dos problemas da administração. Além disso, o debate também foi centrado na importância de se ter um líder capacitado e focado no empenho dos funcionários públicos em prol de um objetivo em comum: a oferta de serviços mais eficientes e a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e de suas famílias.

FORTALECIMENTO ATRAVÉS DO RANKING
O curso Liderança, Gestão e Competitividade deste ano contou com nove professores, que deram 16 horas de aulas, com objetivo de fortalecer gestores estaduais para que eles tenham maior capacidade de eleger suas prioridades. Mais: desenvolver planos de ação que ajudem a incrementar a competitividade dos estados, oferecer serviços públicos de qualidade e dinamizar o ambiente de negócios.

O curso utiliza o Ranking de Competitividade dos Estados como cenário e ponto de partida para ajudar os governos estaduais a enfrentar os desafios da competitividade. O Ranking é ferramenta-chave na avaliação dos problemas e das oportunidades de cada estado. Através dela, os gestores podem identificar com mais eficiência quais áreas da administração são mais carentes e demandam maior atenção.

“O ranking dá informações que ajudam as pessoas a tomarem boas decisões, a compreenderem a situação do seu estado. Fazer o que a gente chama de diagnóstico. Uma avaliação a respeito daquela situação”, afirmou o analista de finanças públicas da Tendências Consultoria, Fábio Klein, doutor em administração pública e governo pela Fundação Getulio Vargas.

destaques
Governadores se reúnem em Cuiabá no Fórum Brasil Central

Governadores se reúnem em Cuiabá no Fórum Brasil Central

A iniciativa de criar uma entidade para fomentar o desenvolvimento econômico e social da região surgiu em julho de 2015

CLP promove a discussão aberta Empreendedorismo, Governo e Inovação

CLP promove a discussão aberta Empreendedorismo, Governo e Inovação

Novo hub de inovação que acelera ideias e conecta empreendedores com o poder público. Para 2016, o programa contará com um desafio para...

CLP promove a discussão aberta Empreendedorismo, Governo e Inovação

CLP promove a discussão aberta Empreendedorismo, Governo e Inovação

Como novas tecnologias podem desenvolver soluções escaláveis e impactar no setor que precisa de mais inovação, o governo