CLP – Em semana movimentada, CLP realiza formação de gestores em 4 cidades
Notícias

Em semana movimentada, CLP realiza formação de gestores em 4 cidades

05/12/2018 -

 

 

Essa semana, o CLP - Liderança Pública realizou uma série de formações ao redor do Brasil. Estivemos em 4 cidades trabalhando junto ao poder público municipal de diferentes formas.

 

O destaque geral foi a primeira edição do Voz Pública, que aconteceu na Escola do Parlamento em São Paulo. O programa tem por objetivo ser um espaço de discussão sobre problemas da gestão pública. A ideia é colocar gente que vive e pensa um determinado problema, expor suas ideias e debater entre os presentes os reais motivos do porquê o problema persiste na gestão pública e que tipo de soluções podem ser implementadas.  

 

Nessa primeira edição do Voz Pública o tema foi "A valorização do servidor público". O CLP ouviu mais de 70 servidores de todo o Brasil sobre os principais problemas que enfrentam e que impendem de realizarem um bom trabalho. Gestão de pessoas, falta de reconhecimento e falta de motivação do servidor foram alguns do problemas mais citados. A partir dessa feedbacks, definimos o tema da primeira edição.

 

O encontro contou com a participação de gestores públicos, sociedade civil e especialistas, com destaque para Valéria Porto, servidora de carreira e especialista em gestão de pessoas e Victor Barbalho da Leme Consultoria.

 

Inscreva-se aqui e receba informações sobre o Voz Pública.

  

Conexão Pública

Nessa semana também aconteceu dois encontros do Conexão Pública, uma oficina para servidores inquietos que querem mudar a realidade do seu ambiente de trabalho.

 

As oficinas ocorreram em Três Rios/RJ e em Belém do Pará. Em Três Rio, o Conexão Pública foi oferecido para secretários(as), subsecretários(as), e gestores estratégicos nas tomadas de decisão, onde o time CLP conduziu uma facilitação para identificar os reais desafios e desenvolver projetos que auxiliem a prefeitura na melhoria das entregas a população.

 

Já em Belém do Pará, o Conexão trabalhou com os servidores estaduais de três núcleos : Secretaria de Ciência e Tecnologia; Secretaria de Estado de Administração e a BioTec Amazônia, uma OS ligada ao Governo do Pará para promover o uso sustentável da biodiversidade da região. Essa é a nossa primeira turma do Conexão Pública no norte do País.

 

Leve o Conexão Pública para a sua cidade.

 

 

 

Formação de Prefeitos
 

Em mais uma edição do Programa Gestão e Efetividade, o CLP reuniu 17 prefeitos para dois dias imersos na avaliação de como foi a gestão municipal até o momento e quais mudanças os líderes municipais querem implementar nos próximos dois anos.

 

O programa tem como ponto de partida um trabalho de priorização de ações que aquela determinada gestão pretende realizar. A partir desse trabalho, o CLP auxilia os prefeitos a determinarem os problemas que impedem o seu plano de acontecer, terem clareza de qual tipo de cultura precisarão mudar e que caminhos precisam trilhar para superar os percalços e priorizar o que é melhor para o município.

 

Com essa edição, o Programa Gestão e Efetividade já conta com mais de 150 prefeitos formados.

 

 

 

  Workshop na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da Cidade de São Paulo
 

O CLP também esteve envolvido no 2º Encontro de Gestão do Sistema Único de Assistência Social voltado para 130 coordenadores da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

 

Na primeira parte do encontro, o professor Fernando Burges trabalhou com os coordenadores a importância que eles têm na implementação e formulação de políticas públicas. Como assistentes diretos que estão na rua e no dia a dia da população impactada pelas ações da secretaria, os coordenadores e sua equipe de assistentes são responsáveis por trazer uma visão clara de todo o processo de implementação da política.

 

Na parte da tarde, o time CLP trabalhou com os coordenados formas de melhorar a comunicação interna e integração de equipes para dar agilidade para os processos e evitar desalinhamento quanto às demandas e às expectativas.

 

O Workshop contou com a participação do Prefeito de São Paulo, Bruno Covas e do Secretário da SMADS, José Castro.

 

Se você quiser que iniciativas como essas continuem acontecendo, apoie o CLP.