CLP – Inovação na gestão pública: iniciativas que estão reinventando a forma de trabalho do governo
Eventos realizados

Inovação na gestão pública: iniciativas que estão reinventando a forma de trabalho do governo

22/10/2015 - CLP organizou o evento que busca disseminar boas práticas da gestão

InovaçãoCrédito: Reprodução

Na última semana, 21 de outubro, o CLP – Centro de Liderança Pública organizou um café da manhã sobre inovação em Gestão Pública. Realizado na sede do Banco J.P. Morgan, o evento Inovação em Gestão Pública no Brasil apresentou experiências de iniciativas que estão reinventando a forma de trabalho do governo e impulsionando a inovação pública.

Na mesa debatedora estavam presentes José Berenguer, Diretor Presidente do J.P. Morgan, Antônio Moraes Neto, Sócio da Vox Capital, Germano Guimarães, Co-fundador do Tellus e Luiz Felipe d’Avila, Diretor-Presidente do CLP. A abertura ficou por conta de José Berenguer, que se mostrou otimista com as iniciativas que estão mobilizando o setor público e levando mais dinamismo para um setor marcado pela burocracia e difícil mobilização.

Negócios Sociais
As grandes propostas de mobilização do setor pública ficaram por conta da Vox Capital e do Instituto Tellus. Antônio Neto apresentou o cenário de negócios sociais, setor da nova economia que procura aliar lucro com propósito, ao criar soluções acessíveis para a população de baixa renda. Segundo Antônio Neto, frente aos grandes problemas que parte do mundo enfrenta, o capitalismo começou a se moldar e gerar novos conceitos como o de negócios sociais.

A apresentação contou com a exposição de casos de negócios sociais criados no Brasil e que estão em consonância com as demandas do setor público. Os serviços com foco na saúde dominaram a apresentação, onde foram apresentadas diversas ferramentas de tecnologia que visam otimizar o atendimento e baratear os custos. Um caso mostrado, o Clique Saúde, consiste em uma plataforma de busca por serviços de saúde. Lá, é possível pesquisar por medicamentos, locais para retirada e documentos necessários. O projeto foi adotado pela Prefeitura de Pelotas e hoje é uma política pública municipal.

Design Thinking
Em seguida, Germano Guimarães apresentou a proposta do Instituto Tellus, a primeira agência de design de serviços públicos para o governo. Germano contou como o Instituto realiza um trabalho de imersão e cocriação junto ao Setor Público, envolvendo a população através de plataformas de inovação social. No final do trabalho, o Instituto é capaz de empoderar o poder público para trabalhar em harmonia com as demandas da sociedade.

O evento foi finalizado por Luiz Felipe d’Avila, que apresentou as iniciativas do CLP para esse e o próximo ano, 2016. Durante sua fala, Luiz Felipe destacou a importância de fortalecer as instituições públicas e combater o populismo político. Ressaltou como o CLP pretende gerar desconforto na gestão pública por meio de projetos que avaliem a gestão pública e, assim, destacar as políticas positivas e trabalhar em conjunto na melhoria nos locais onde os serviços precisam ser melhorados.