CLP – O CLP e o desenvolvimento do empreendedorismo para o setor público no Brasil
Notícias

O CLP e o desenvolvimento do empreendedorismo para o setor público no Brasil

09/11/2017 -

 

Fundado em 2008, o Centro de Liderança Pública nasceu com o objetivo de modificar a atitude dos líderes públicos para que mudassem a forma como é feita a política no país. Nesses quase 10 anos, muitas pessoas passaram e compartilharam seus propósitos com a gente em busca de um Brasil melhor. As trajetórias contadas abaixo representam algumas das nossas histórias de alunos e iniciativas que possuem uma interface com o poder público e a sociedade civil, pois pensam em soluções que melhoram a gestão pública e beneficiam os cidadãos.

 

I - Soluções acessíveis para o desenvolvimento dos municípios - o caso da Muove Brasil

A Muove Brasil é um negócio social que se apresenta como uma alternativa aos municípios. Com a atual crise fiscal, o que as prefeituras mais necessitam são soluções com um custo acessível e que promovam impacto real na qualidade de vida das pessoas. A Muove oferece isso, soluções mais competitivas se comparadas ao modelo tradicional de consultorias. Idealizada pelo Líder MLG, Rodolfo Fiori, a Muove foi desenvolvida com foco em soluções a custos acessíveis para as prefeituras brasileiras, principalmente nas pequenas cidades que possuem dificuldade em melhorar sua gestão por ausência de bons diagnósticos e capital humano treinado.

“O CLP me ajudou a validar o modelo de negócio da Muove Brasil através do conhecimento técnico adquirido em sala de aula do aprendizado sobre a realidade dos municípios brasileiros através dos contatos com meus colegas de classe.”  José Rodolfo Fiori, idealizador da Muove Brasil.

 

Sócios Muove

Os sócios da Muove Brasil. Ricardo Ramos à esquerda e José Rodolfo Fiori à direita.

 

A muove possui produtos em mais de 50 municípios, capacitou 120 prefeitos em 2017 e conta com mais de 50 mil acessos na parte aberta da plataforma e-Muove.

 

II -  O portal que fornece dados públicos em uma única plataforma para a informação e o diagnóstico sobre os municípios brasileiros - A plataforma Datapedia

A Datapedia é uma plataforma gratuita que disponibiliza diversos dados geoeconômicos de sites públicos e governamentais sobre 5.570 municípios brasileiros. As informações são sobre os municípios brasileiros quantos aos aspectos de demografia, saúde, IDH, vulnerabilidade, educação, economia, violência e finanças públicas.

 

Marcos Carrer em preto e branco

Marcos Carrer, ex aluno da pós Master em Liderança e Gestão Pública (MLG) e criador da Datapedia.

 

Marcos Carrer, Líder MLG e co fundador e diretor executivo da Datapedia, desenvolveu o portal com o ideal de que as tomadas de decisões em políticas públicas sejam baseadas em dados e fontes oficiais. A grande parte dos municípios brasileiros são de médio e pequeno porte, com a Datapedia, municípios pequenos podem ter acesso à informações disponíveis em grandes cidades como São Paulo. A plataforma também promove a transparência e maior autonomia à sociedade civil.

“O CLP funcionou para mim como um grande laboratório, no qual pude tirar a Datapédia do plano das ideias para o papel, desenvolvendo a plataforma” afirma Marcos Carrer.

Atualmente, a Datapedia contabiliza 52 mil usuários, 80 mil acessos e 232 mil visualizações de página. A Câmara Municipal de Várzea Grande (MT) vinculou sua página de transparência ao portal Datapedia.

A interpretação correta dos dados contribui para o desenvolvimento de políticas públicas eficientes. O trabalho do Centro de Liderança Pública é auxiliar e desenvolver pessoas que visam a melhoria da gestão pública para que proporcionem um impacto positivo no país.

 

III - Rapidez e eficiência na gestão pública - o caso do Rio Mais Fácil Eventos

Na busca pela eficiência e diminuição do excesso de burocracia no setor público, o Rio Mais Fácil Eventos é um plataforma online capaz de reduzir o tempo de espera e a quantidade de documentos necessários para viabilizar um evento na cidade do Rio de Janeiro.

 

                                                          

Magda Lisboa, responsável pela Plataforma Rio Mais Fácil Eventos, ferramenta de auxílio à prefeitura na hora de administrar e gerir os eventos.

 

A Rio Mais Fácil Eventos oferece além do benefício óbvio ao contribuinte, a vantagem da prefeitura possuir um controle melhor sobre o sistema, tendo maior conhecimento e gerência dos eventos que acontecem em áreas públicas e privadas. A plataforma começou como um trabalho de conclusão da ex aluna Magda Lisboa do curso Master em Liderança e Gestão Pública (MLG), pós graduação do CLP.

‘A contribuição do conteúdo ofertado pelo MLG, do corpo de professores, dos alunos e as trocas de experiência que fizemos durante o curso foram fundamentais para o desenvolvimento do projeto Rio Mais Eventos", conta Magda Lisboa.

Antes do projeto, o contribuinte comparecia em até oito órgãos e chegava a juntar 79 documentos. Hoje o processo é todo online. O sistema foi implantado em setembro de 2015 e demonstra alguns números, em 2016,  o total de alvarás concedidos foi de 4.970, enquanto em 2014, quando era tudo manual, foram 1.793 alvarás fornecidos.

 

IV -  A criação do BrazilLAB

Criado em 2016, o BrazilLAB é um hub de inovação que conecta empreendedores com o setor público. Fundado a partir de feedbacks dados por prefeitos da nossa rede que sentiam falta de um lugar que aproximasse empreendedores com soluções para problemas público, o

LAB foi gestado no CLP e hoje é uma organização independente.

No ano passado, foram 138 iniciativas de todo o Brasil que aplicaram para participar do programa de aceleração. 15 foram as iniciativas selecionadas e 3 delas tiveram a oportunidade de implementar suas iniciativas nas prefeituras parceiras do CLP.

Em 2017, o número de aplicantes subiu para 252 e os projetos selecionados já foram anunciados.

 

Letícia Piccolotto apresenta o BrazilLAB no Campus São Paulo.

                                                  

 

 

Essas e outras histórias de transformação são os resultados do trabalho do CLP em desenvolver líderes públicos capazes de mudar a cultura políticia no Brasil. Hoje, somos um equipe de mais de 20 pessoas totalmente dedicada em melhorar a gestão pública e a vida de milhões de brasileiros. Conheça nossos projetos e doe para CLP. Só assim conseguiremos fazer muito mais. Doe Aqui