CLP – O Desafio da Educação
Mobilizar

O Desafio da Educação

Premiar as melhores iniciativas para atrair professores para rede pública de ensino

ícone clp cinza
O Desafio da Educação

Como atrair pessoas talentosas para se tornar professor na rede pública brasileira

Os líderes de amanhã estão, hoje, na escola secundária e é importante que tenham a melhor educação para preencher esses papéis de liderança. O CLP acredita que uma boa educação começa com bons professores e atrair os talentos excelentes na área do ensino é um ingrediente importante na melhoria da educação. Em um esforço para melhorar a qualidade da educação, o CLP realizou em 2012 "O Desafio da Educação".

O desafio da Educação, patrocinado pelo Centro de Liderança Pública, com o apoio do Instituto Península, teve como foco buscar ideias para melhorar o ensino público no Brasil, atraindo e retendo pessoas talentosas para a escola pública.

O objetivo do concurso era premiar as melhores ideias, nacionais e de fora do País, que respondessem a seguinte questão: como atrair pessoas talentosas para se tornar professor na rede pública brasileira?

Ao todo, foram enviadas 292 propostas para o desafio, que vieram de 20 diferentes países. Após a primeira etapa de seleção, 61 propostas foram selecionadas pelo júri, formado por representantes de organizações voltadas para a educação, entre elas a Fundação Lemann, o Instituto Ayrton Senna e a OSCIP Parceiros da Educação.

Desafio
Resultados do Desafio

CLP distribuiu R$ 35 mil entre os criadores das três melhoras propostas para o Desafio da Educação

descrição

Conheça os vencedores do Desafio da Educação

Das 292 propostas enviadas de diversos países, três foram eleitas as mais criativas e factíveis por um júri especializado. O 1º lugar ficou com Felipe Michel Braga. O brasileiro, que trabalha no Escritório de Projetos do Governo de Minas Gerais, recebeu o prêmio de R$ 20 mil.

O programa intitulado “Formação Superior Permanente de Professor” propõe uma transformação gradativa, mas ao mesmo tempo significativa da percepção que se tem da carreira docente através da modificação estrutural da forma de seleção e treinamento dos candidatos a professores da rede pública. A ideia foi inspirada na carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) do Estado de Minas Gerais.

Confira as propostas vencedoras

parcerias
depoimentos

Confira depoimentos de líderes públicos sobre o LGC

 

destaques
O Desafio da Educação - Instituto Península

O Desafio da Educação - Instituto Península

O Península apoiou o Desafio da Educação do CLP com a finalidade de premiar as melhores iniciativas para atrair professores para rede pública de...

Proposta de formação continuada de professores vence o prêmio Desafio da...

Proposta de formação continuada de professores vence o prêmio Desafio da...

O objetivo da proposta vencedora é que o vestibular das instituições de ensino superior funcione como um concurso, o recém graduado deixa a...

Empreendedor Público de Minas Gerais vence Desafio Internacional da Educação

Empreendedor Público de Minas Gerais vence Desafio Internacional da Educação

Confira o destaque dado ao Desafio da Educação no site do Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo de Minas

outros projetos