CLP – Os principais acontecimentos do MLG em 2018
Notícias

Os principais acontecimentos do MLG em 2018

19/12/2018 -

O ano de 2018 foi de grandes conquistas para a nossa pós-graduação Master em Liderança e Gestão Pública, o MLG. Nosso intuito não é somente promover um curso de qualidade do ponto de vista programático e de uma rica discussão por parte dos professores e alunos(as), mas também fornecer aulas, eventos e encontros que saiam da sala de aula, envolvam toda a rede e distribua o conhecimento do MLG para as pessoas interessadas e engajadas em mudar o país.

 

Abaixo, você relembra um pouco do que aconteceu neste ano:

 

Os fóruns de discussão de gestão pública

 

 

Em 2018, realizamos 4 Fóruns de Líderes Locais - uma experiência de troca de aprendizados que se caracteriza pelo diálogo construtivo e participativo de lideranças públicas com políticos e servidores locais. Estivemos em Juiz de Fora (MG), Campinas (SP), São Paulo (SP) e Teresina (TI). Os fóruns são abertos e tiveram presença de diversos prefeitos(as), servidores públicos, figuras políticas e representantes do legislativo federal. Estamos ansiosos para os próximos em 2019.

 

O processo seletivo da Turma 5 do MLG

 

Divulgamos em agosto a lista de aprovados da 5ª turma do MLG. Em um universo de 360 interessados pela pós-graduação foi tarefa bastante gratificantes selecionar 36 alunos(as). Os(as) novos(as) líderes da Turma 5 do MLG compõem um grupo diverso de diferentes setores e atuações. São 19 homens e 17 mulheres representando todas as regiões do Brasil, resultando em uma mescla de 12 estados e 23 cidades. Além da rica diversidade, o grupo, também compartilha propósitos: a não conformidade com a situação política e da administração pública, e a vontade de gerar transformações positivas no país.

 

A turma 4 em Oxford

 

 

Um dos módulos do MLG é a experiência internacional de uma semana intensa de aulas em uma universidade de renome. Em 2018, fomos pela primeira vez para a Blavatnik School of Government, em Oxford. Confira o depoimento da líder da Turma 4, Camila Penido:

 

“Tivemos o privilégio de conhecer pessoas excepcionais em suas respectivas áreas de atuação, que deram um show de simplicidade, competência e didática. Ressalto ainda o privilégio de poder ter estudado em um dos maiores berços das discussões sobre gestão pública. Nada foi mais especial do que debater e aprender mais sobre administração e políticas públicas com figuras como Anthony Pereira ou Ewan Ferlie, e observar de perto o que anda sendo estudado e produzido por autores tão incríveis. Essa semana superou todas as minhas expectativas (que, a propósito, eram MUITO altas!) e eu voltei inspirada e com as energias renovadas!”

 

O café de boas-vindas dos novos alunos

 

 

A Turma 5 iniciou as aulas com diferentes ações para a integração do time e o melhor entendimento do curso. As boas-vindas com um café da manhã que reuniu os novos alunos, líderes das turmas anteriores, parceiros e apoiadores em uma integração, compartilhamento de experiência e dinâmicas que dialogaram com os setores críticos do país como saúde, educação e desenvolvimento econômico.

A dinâmica, pautada no estudo Visão Brasil 2030 da McKinsey e na publicação Segurança Pública é Solução do Instituto Igarapé, desafiou os participantes a pensarem sonhos de transformação para o Brasil, promovendo um debate qualificado sobre o futuro do país.

 

O 1º Encontro Nacional de Liderança e Gestão Pública

 

 

O 1º Encontro Nacional de Liderança e Gestão Pública do CLP foi um dos acontecimentos mais marcantes de 2018. O evento que propôs uma discussão sobre governos de transição, reuniu os(as) líderes MLG, gestores públicos, servidores e especialistas na discussão sobre experiências bem-sucedidas na continuidade de políticas públicas.

O Encontro também promoveu o Prêmio Liderança Pública em três categorias: líder destaque, impacto MLG e legado CLP. O objetivo das premiações é reconhecer boas práticas que contribuam para uma gestão pública mais eficiente. O Líder MLG da Turma 2, Tadeu Saravalli, recebeu o Prêmio Líder Destaque. Na categoria Legado CLP, o grande destaque foi Danielle Nigromonte e seu projeto para consolidar Niterói como a cidade referência em audiovisual no país. Por fim, Roberto Sá, Líder MLG da Turma 3, foi premiado na categoria Impacto MLG pela criação da DESARME - Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos para desarticular as quadrilhas do Rio de Janeiro.

 

A formatura da Turma 4 do MLG

 

 

Agora em dezembro, a ocorreu a cerimônia de encerramento da 4ª Turma do MLG no Centro de Debate de Políticas Públicas - CDPP. São 24 Líderes MLG formados de 7 Estados e 12 cidades do Brasil.

A cerimônia reuniu amigos e familiares dos alunos que ainda prestaram homenagens aos professores do curso - Antonio Napole foi o professor paraninfo e Patrícia Ellen, recém nomeada Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, foi a professora patronesse.

 

Conectando os Líderes Públicos que vão Transformar o Brasil

 

Com o objetivo de aproximarmos nossa Rede de Líderes, criamos um grupo no Linkedin. A plataforma servirá para viabilizar o compartilhamento e troca de boas práticas entre a Rede, além de apontar oportunidades profissionais e conexões pessoais que promovam networking em diversas áreas de atuação.
Para incentivar o uso do Grupo e a comunicação institucional CLP, elegemos 5 embaixadores (um por turma do MLG) e o Líder Ativo da Turma em 2018 para impulsionar e motivar a Rede. São eles:

 

Turma 1 - Geiza Rocha;

Turma 2 - Rodrigo Tortoriello;

Turma 3 - Renato Botelho;

Turma 4 - Paulo Faleiro;

Turma 5 - Eduardo Araújo;

Líder MLG Ativo 2018 - Tadeu Saravalli - Turma 2.

 

Em 2019, queremos oferecer cada vez mais espaço (eventos, aulas extras, discussões) sobre gestão pública e liderança. Além disso, o próximo processo seletivo irá aumentar nossa rede de líderes de impacto no país. Faça parte do MLG.