CLP – Programa Goiás Mais Competitivo
Implementar

Programa Goiás Mais Competitivo

Como o Estado de Goiás planeja aumentar sua competitividade por meio de choque de gestão

ícone clp cinza

O programa

 

O programa Goiás Mais Competitivo busca implementar uma agenda estratégica de atuação governamental no curto e longo prazo, pautada em indicadores de gestão que auxiliarão o estado na melhoria da qualidade de vida, ampliação da competitividade econômica e eficiência da gestão pública. O lançamento do projeto aconteceu no dia 09 de novembro de 2015 e contou com a presença do governador Marconi Perillo e alguns secretários do estado, além dos apoiadores e conselheiros.  
 
Na primeira fase do Programa a consultoria Macroplan realizou um amplo diagnóstico dos indicadores socioeconômicos do Estado de Goiás. Foram mapeados 122 indicadores, sendo que destes, 77 foram aprofundados. A partir destes levantamentos, foram pré-definidas 15 diretrizes que se transformarão em programas em áreas como Saúde, Segurança e Educação. O secretário de Gestão e Planejamento Thiago Peixoto explicou que as prioridades e metas dos projetos em curto prazo estão sendo definidas com as secretarias, tendo como base o diagnóstico realizado e a análise das possibilidades reais de execução.
 
Goiás almeja ser um dos estados mais competitivos da nação, para garantir que isso aconteça é importante manter uma cultura de gestão e eficiência dentro dos órgãos, pautando as decisões em dados, indicadores e no impacto para a população, como comenta o Secretario de Gestão e Planejamento Thiago Peixoto: “O mais importante é que na frente de cada número, em cada indicador que melhorarmos, está a vida de cada goiano. Cada ação terá impacto na qualidade de vida dos goianos”. 
 
O projeto será liderado pela Secretaria de Gestão e Planejamento que por meio dos Executivos públicos, da Central de Resultado, dará apoio e respaldo às demais secretarias para que os projetos possam acontecer e alcançar os resultados estabelecidos.  O CLP realizou a capacitação desses 40 servidores no início do programa e agora atuará junto com eles para garantir que a gestão da mudança seja implementada com sucesso, acompanhando a governança do projeto e auxiliando desenvolvimento dos líderes goianos nesse desafio. 
 
Logo Projeto Pará 2030

 

outros projetos