CLP – Programa Rio+ Sustentável avança no processo de transformação da SEA e do Inea
Notícias

Programa Rio+ Sustentável avança no processo de transformação da SEA e do Inea

26/11/2015 - Fonte: Notícias CLP

O Programa Rio+ Sustentável avança com a missão de tornar a SEA o Inea em benchmarks de gestão do meio ambiente e de valorização do capital humano no setor público. Os processos estruturantes implementados pelo projeto já começam a atuar na mudança de cultura dos órgãos e trazem resultados importantes.

Eliane Barbosa, Diretora de Gestão das Águas e do Território do Inea, destacou a importância da atuação em conjunto para a identificação dos principais gargalos de gestão e liderança. "É muito difícil trabalhar em uma instituição que é um conjunto de três órgãos, com três culturas diferentes. E pela primeira vez estamos sentando e tendo a oportunidade de debater e ver quais são os gargalos que nós temos como uma instituição única, mesmo mantendo as três agendas".

A importância em criar uma identidade única entre os órgãos foi destacada por João Batista, Superintende de Planejamento Ambiental e Gestão Ecossistêmica da SEA: "esse processo de planejamento, na medida que ele permite que as atividades transpacem os períodos de governo e de gestão, ajuda a construir uma identidade para a secretaria".

"É um avanço muito grande para o sistema ambiental do Estado a gente poder participar deste gerenciamento. Criar fichas, fazer acompanhanento, reuniões estratégicas, matriz de planejamento. Isso é fundamental", ressaltou também Paulo Schiavo, Diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea. "O importante é criar níveis de tomada de decisão. Vamos continuar trabalhado e a perpectiva otimista tem que prevalecer", acrescentou Diego Mota.

Reestruturar o sistema de gestão ambiental e de engajar líderes
O Programa Rio+ Sustentável é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) do Rio de Janeiro e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), em parceria com o CLP. O objetivo do programa é reestruturar o sistema de gestão ambiental e engajar e desenvolver líderes destas instituições.

O programa terá duração de 12 meses e, entre suas entregas, algumas devem ser destacadas, como a implementação do Núcleo de Gestão de Crises, do Núcleo de Projetos Estratégicos, a nova governança da Baía da Guanabara e a modernização do processo de licenciamento ambiental. Pretende-se também que o Rio de Janeiro se torne benchmark nacional e internacional na área de gestão do meio ambiente.

O programa é dividido em três frentes: Gestão Ambiental por Resultado, Redesenho de Processos e Estrutura de Pessoas e Desenvolvimento de Lideranças. A primeira, que conta com o apoio da consultoria Visagio, será responsável por entregas como as a estruturação do Núcleo de Gestão de Crise e o Núcleo de Projetos Estratégicos. A segunda, que tem apoio da consultoria Falconi, será responsável pela reestruturação do processo de licenciamento ambiental, que hoje demora 380 dias, quando o ideal seria 180.

A gestão da terceira frente será responsabilidade do CLP. Denominada “Desenvolvimento de Lideranças”, a frente terá como foco o preparo e desenvolvimento de líderes e suas equipes de acordo com os desafios adaptativos dos projetos. Também serão formados líderes em posições estratégicas, com sessões de coaching para o líder do núcleo de gestão de crise e o gestor da área de RH. Para os líderes em posição de autoridade, serão realizadas sessões de mentoring. Estão previstas para essa frente também 3 dinâmicas de grupo e 3 seminários temáticos.

Veja fotos do evento de Kickoff do Programa



Programa Rio+ Sustentável Programa Rio+ Sustentável
Em 2013 e 2014 as consultorias Visagio e Falconi fizeram projetos de planejamento e disgnóstico de processo junto a SEA e ao INEA. Foram identificados diversas lacunas estruturais que afetam diretamente o meio ambiente do Rio de Janeiro.

A pedido da nova equipe da SEA, com base nas recomendações destes diagnósticos, o CLP e as consultorias organizaram uma proposta que visa estruturar a gestão da SEA, redesenhar o processo de Licenciamento e engajar líderes dispostos a transformar a realidade.

O Programa Rio+ Sustentável foi o produto destas discussões e possui três pilares de atuação: Gestão Ambiental por resultados; Redesenho de Processos e Estrutura; e Desenvolvimento de Lideranças.

Veja mais sobre o programa!
destaques
CLP realiza 2º treinamento de Gestão da Mudança para equipe do Novo Portal de...

CLP realiza 2º treinamento de Gestão da Mudança para equipe do Novo Portal de...

Órgão vem trabalhando fortemente na construção da Gestão Ambiental por Resultado, sendo que o principal foco é a melhoria do processo de...

Meio ambiente e a responsabilidade dos municípios

Meio ambiente e a responsabilidade dos municípios

A importância da formulação da agenda municipal para atingir o desenvolvimento socioeconômico acompanhado de uma relação saudável com o meio...

Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e Inea lançam Universidade do Ambiente

Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e Inea lançam Universidade do Ambiente

O projeto foi idealizado e executado por servidores como forma de contribuir para o estabelecimento de ações de capacitação continuada