CLP – QEdu: Aprendizado em foco
Mobilizar

QEdu: Aprendizado em foco

A maior fonte de informações educacionais do país

O QEdu foi criado pela startup Meritt em parceria com a Fundação Lemann para mostrar números sobre aprendizado dos alunos e qualidade de ensino de forma visual, amigável e gratuita. A origem do conteúdo do site são os dados da Prova Brasil, do Censo Escolar e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com detalhamento das informações por estado, cidade e escola.

O QEdu nasceu da necessidade de se encontrar indicadores sobre a educação no Brasil. Indicadores são uma forma simples de sintetizar uma informações complexas por meio de um cruzamento de dados. Como saber se a qualidade do ensino na escola garante o aprendizado adequado para todos os alunos de acordo com cada fase de ensino? Para isso, é preciso ter uma base de referência. O QEdu disponibilizou esta base para mais de 57 mil escolas públicas que participaram da Prova Brasil em 2011.

O site mostra dados escolares de todo país, que podem ser facilmente acessados por qualquer pessoa que tenha interesse em saber sobre a qualidade de ensino em nível nacional, estadual, municipal e por escola.

No QEdu é possível saber como está o aprendizado dos alunos de 5º e 9º anos, em matemática e português, em cada um dos 27 estados brasileiros e para 4.357 municípios do país que participam da Prova Brasil. Com os dados de uma escola ou região é possível comparar o desempenho dos alunos de todo o Brasil.

Para pesquisas mais detalhadas, o QEdu dispõe de filtros, ordenação e opções distintas de visualização de dados, como mapas e o inovador Explore, onde o aprendizado é representado de forma interativa.

O Qedu é gratuito, sem fins lucrativos e é aperfeiçoado continuamente, agregando novas funcionalidades e fontes de dados atualizadas.

Conheça mais sobre o projeto

http://www.qedu.org.br/

Veja vídeo produzido pela Fundação Lemann sobre o QEdu.

destaques
CLP e ELLIF concluem 3ª turma do projeto "Direito & Desenvolvimento"

CLP e ELLIF concluem 3ª turma do projeto "Direito & Desenvolvimento"

Já são mais de 100 pessoas impactadas pelo projeto em menos de 10 meses de projeto.

Os municípios precisam trabalhar iniciativas de governo aberto

Os municípios precisam trabalhar iniciativas de governo aberto

A evolução da pauta de Governo Aberto no Brasil.

Centro de Liderança Pública leva prêmio das 100 melhores ONGs no Brasil para se...

Centro de Liderança Pública leva prêmio das 100 melhores ONGs no Brasil para se...

O Prêmio Melhores ONGs é uma iniciativa do Instituto Doar e da Revista Época que reúne 1.500 organizações postulantes em um universo de 300.000 ONGs...

outros projetos