CLP – QEdu: Aprendizado em foco
Mobilizar

QEdu: Aprendizado em foco

A maior fonte de informações educacionais do país

O QEdu foi criado pela startup Meritt em parceria com a Fundação Lemann para mostrar números sobre aprendizado dos alunos e qualidade de ensino de forma visual, amigável e gratuita. A origem do conteúdo do site são os dados da Prova Brasil, do Censo Escolar e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com detalhamento das informações por estado, cidade e escola.

O QEdu nasceu da necessidade de se encontrar indicadores sobre a educação no Brasil. Indicadores são uma forma simples de sintetizar uma informações complexas por meio de um cruzamento de dados. Como saber se a qualidade do ensino na escola garante o aprendizado adequado para todos os alunos de acordo com cada fase de ensino? Para isso, é preciso ter uma base de referência. O QEdu disponibilizou esta base para mais de 57 mil escolas públicas que participaram da Prova Brasil em 2011.

O site mostra dados escolares de todo país, que podem ser facilmente acessados por qualquer pessoa que tenha interesse em saber sobre a qualidade de ensino em nível nacional, estadual, municipal e por escola.

No QEdu é possível saber como está o aprendizado dos alunos de 5º e 9º anos, em matemática e português, em cada um dos 27 estados brasileiros e para 4.357 municípios do país que participam da Prova Brasil. Com os dados de uma escola ou região é possível comparar o desempenho dos alunos de todo o Brasil.

Para pesquisas mais detalhadas, o QEdu dispõe de filtros, ordenação e opções distintas de visualização de dados, como mapas e o inovador Explore, onde o aprendizado é representado de forma interativa.

O Qedu é gratuito, sem fins lucrativos e é aperfeiçoado continuamente, agregando novas funcionalidades e fontes de dados atualizadas.

Conheça mais sobre o projeto

http://www.qedu.org.br/

Veja vídeo produzido pela Fundação Lemann sobre o QEdu.

outros projetos