Na década de 50, a cidade de São José dos Campos recebeu o CTA – Centro Tecnológico da Aeronáutica. A vinda do Centro trouxe industrialização, concentração de mão-de-obra qualificada e desenvolvimento para a cidade. Contudo, foi na década de 70 em que a cidade sofreu uma alta aceleração no crescimento. Em termos populacionais, São José dos Campos passou de aproximadamente 66 mil para 122 mil habitantes entre 1950 e 1970, segundo dados do IBGE.
Agora, no século XXI, o foco do então prefeito Eduardo Cury, eleito em 2004, era reestabelecer o desenvolvimento da cidade, agora respeitando parâmetros mais modernos e tecnológicos, não cometer os mesmos erros do passado, como um crescimento desenfreado que trazia, consequentemente, um aumento da desigualdade social. Como resposta a esse desafio, foi criado na cidade o Parque Tecnológico de São José dos Campos.
O Parque foi o primeiro do tipo construído em forma de investimento público e servia para reinventar o modelo da década de 50 em bases mais modernas, segundo o prefeito Eduardo Cury. A intenção era colocar universidades, empresas e institutos de pesquisa em um mesmo local para que se alimentasse um ciclo de criação e produção que gerasse empregos e qualidade de vida, tudo isso embasado na crença de um crescimento sustentável.
Cenário
-
Conflitos políticos
-
Desaceleração do Crescimento