CLP – Série Brasil: ponto de partida? propõe caminhos para as principais áreas do país
Notícias

Série Brasil: ponto de partida? propõe caminhos para as principais áreas do país

17/12/2018 -

 

O CLP se junto ao Canal Um Brasil para a criação da série Brasil: ponto de partida?, um trabalho a muitas mãos que propõe caminhos para as principais áreas no Brasil.

 

Para esse trabalho, convidamos 7 especialistas para discutir o contexto, os problemas e as possíveis soluções para cada uma das áreas. Bernardo Appy, um dos grandes especialistas em sistema tributário e Cláudia Costin, ex-secretária municipal de educação do Rio de Janeiro e ex-diretora para educação no Banco Mundial são alguns dos convidados.

 

A série é resultado de um projeto que há muito tempo vinha com uma proposta similar, o Visão 2030.

 

 

Confira todas entrevistas abaixo:

 

Planejamento

Fábio Barbosa é presidente do CLP e Nicola Calicchio é presidente da McKinsey na América Latina. Conversamos com eles sobre como o Brasil pode dar os próximos passar em prol de um crescimento sustentável. Há casos internacionais e boas práticas nacionais que podem virar modelos replicados no país, basta uma gestão pública com maior capacidade de planejar e colocar um prática um plano de longo prazo.

 

 

 

 

Sistema Tributário

A reforma tributária é o tema da entrevista com o diretor do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF), Bernard Appy. Na conversa, o economista analisa as deficiências do atual sistema tributário, o impacto negativo que ele gera sobre a economia, e a proposta de reforma tributária do CCiF, baseada no modelo do Imposto sobre o Valor Agregado (IVA). Ainda, Appy fala sobre o custo político de se fazer essa reforma, e a relação dela com a capacidade do País de crescer de forma mais igual.

 

 

 

 

Educação

Professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) e ex-diretora global de Educação do Banco Mundial, Claudia Costin é uma das principais referências em educação no mundo. Na entrevista, ela traça uma visão de futuro para as nossas escolas: a construção de um sistema de ensino com qualidade e equidade, a valorização dos professores, o papel dos sistemas de avaliação, e a formação dos alunos para o mercado e a cidadania.

 

A especialista aborda ainda o exemplo bem sucedido das escolas de Sobral, no Ceará, a falácia da qualidade do ensino no passado, e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

 

 

 

Saúde

A agenda de reformas para enfrentar os desafios da Saúde no Brasil é o tema da entrevista com a presidente da Optum no Brasil e professora do Centro de Liderança Pública (CLP), Patrícia Ellen. Na conversa, ela analisa o papel central da tecnologia na melhoria do sistema de saúde e as soluções de gestão e integração para aumentar a eficiência dos recursos. Além disso, a especialista ressalta a importância de resgatar a prática dos médicos de família para ampliar o atendimento, e a necessidade de investir na educação das pessoas sobre os cuidados preventivos e a utilização adequada dos sistemas de saúde, sejam público ou privado.

 

 

 

 

Previdência Social

O secretário de Previdência do Ministério da Fazenda, Marcelo Caetano, fala sobre o desafio da reforma do sistema de aposentadorias e pensões. Na conversa, ele analisa as deficiências da Previdência brasileira, o crescente problema do déficit e do envelhecimento populacional e o desafio de explicar à população a necessidade das mudanças propostas.

 

Ainda, Caetano aborda as perspectivas para a aprovação da reforma e os aspectos essenciais que ela precisa enfrentar.

 

 

 

 

Infraestrutura

Líder do Programa para Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável do Banco Mundial no Brasil, Paul Procee conversou sobre as dificuldades que o ambiente regulatório brasileiro impõe à atração de investimentos. Na entrevista, ele destaca a importância de um planejamento de longo prazo para os modais de transporte brasileiros, a necessidade de melhor integração das agências regulatórias, e as condições essenciais para atrair investimentos privados, num momento de restrições do gasto público.

 

Ainda, Procee aborda a importância da questão ambiental no planejamento dos projetos, e a relação dos investimentos em infraestrutura com a redução da desigualdade e o aumento da produtividade.

 

 

 

 

Crescimento Sustentável

Para discutir as reformas essenciais para se promover o crescimento econômico sustentável do País, o UM BRASIL e o CLP conversaram com o diretor executivo do Banco Mundial, Otaviano Canuto. Ele analisa a relação entre a abundância de recursos naturais e o sucesso ou fracasso de economias emergentes, o desafio da baixa produtividade brasileira, e a necessidade de se enfrentar as deficiências nas áreas de infraestrutura, abertura comercial, educação e Previdência.

 

 

 

 

Segurança Pública

Professor do Departamento de Gestão Pública da FGV EAESP e diretor presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima fala sobre o desafio da segurança pública no País. Na conversa, ele analisa os diferentes diagnósticos sobre o problema da violência, as deficiências do sistema de segurança pública brasileiro, e a necessidade de moderniza-lo à luz da Constituição.