CLP – Uma revolução na gestão do meio ambiente no estado do Rio de Janeiro
Notícias

Uma revolução na gestão do meio ambiente no estado do Rio de Janeiro

09/11/2017 -

 

Em julho de 2015 embarcamos em uma nova jornada que ficou conhecida como Rio+Sustentável.

Diante da situação da gestão ambiental no estado, a Secretaria do Ambiente (SEA) e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) procuraram o CLP para a resolução de um problema específico, o imenso passivo dos processos de licenciamento sem parecer há mais de 1 ano.

A ineficiência do sistema foi tema de uma matéria no jornal O Globo a época, mostrando a ineficiência do sistema e a situação ingovernável da secretaria.

Nas conversas iniciais, o secretária à época era André Correa, deixou claro a descrença dos servidores com mais um projeto de mais uma consultoria que traria a solução técnica para resolver problemas estruturais do setor público nos moldes do que acontece no setor privado.  

Nossas primeiras atividades já trariam uma mudança de perspectiva. Em projetos do setor público, os fatores político e culturais precisam ser levados em conta na formulação de qualquer transformação que se quer fazer. Ao destacar as peculiaridades de como as transformações acontecem dentro do poder público construímos um laço com a Secretaria do Ambiente  e ali começamos a traçar as estratégias que trariam novos ares na relação gestão pública do meio ambiente e a população. Como objetivos do programa, definimos a reestruturação do sistema de gestão ambiental e o desenvolvimento de  líderes dentro do SEA e INEA.

O programa durou 12 meses e contou com o apoio das consultorias Visagio e Falconi. A formulação do da SEA e INEA foram definidas em três eixos: Licenciamento Ambiental, Novo Modelo de Gestão e Valorização do Capital Humano.

Ao CLP coube apoiar a articulação com parceiros para viabilizar o projeto, gerenciar recursos, contratar as consultorias, acompanhar o projeto e desenvolver a frente de Valorização do Capital Humano.

Nosso propósito em qualquer projeto de grande porte que nos envolvemos é  identificar como podemos melhorar a cultura organizacional e melhor trabalhar o capital humano disponível. Essa tarefa envolve uma forte frente de formação, coaching e mentoria com os líderes públicos e uma reestruturação da gestão dos recursos humanos, a fim de valorizar os profissionais públicos, garantir maior produtividade, eficiência e assim, melhorar os serviços públicos.

No Rio + Sustentável, criamos uma política de capacitação e reconhecimento focada em um grupo de profissionais de cargos mais altos, formamos 500 servidores em parceria com a UERJ e a Columbia University e criamos a Universidade do Ambiente, iniciativa que será responsável por gerar conhecimento e oferecer treinamentos e atualizações constantes para os servidores públicos.

Além disso, desenvolvemos uma  Diretoria de Gente e Gestão, responsável por desenvolver uma cultura de valorização, acompanhamento e aperfeiçoamento dos servidores públicos daquela secretária. A partir do primeiro curso ministrado pelo CLP, a área desenvolveu 500 servidores em parceria com a UERJ e diversas outras parceiras, inclusive internacionais. Para reforçar institucionalmente a política de desenvolvimento de pessoas, foi criada também no ceio deste processo a Universidade do Ambiente, iniciativa que será responsável por gerar conhecimento e oferecer treinamentos e atualizações constantes para os servidores públicos.

Em um ano de projeto, a SEA e o Inea conseguiram diminuir em 50% o passivo de licenciamento, foram cerca de 9 mil processos que estavam emperrados na burocracia desnecessária; criamos a Universidade do Ambiente, que fornece treinamento constante para os servidores da área; 90% de aumento nas vistorias e fiscalizações da diretoria de pós-licença que também foi recriada dada a importância do monitoramento das licenças ambientais.

 

 

Essas e outras histórias de transformação são os resultados do trabalho do CLP em desenvolver líderes públicos capazes de mudar a cultura políticia no Brasil. Hoje, somos um equipe de mais de 20 pessoas totalmente dedicada em melhorar a gestão pública e a vida de milhões de brasileiros. Conheça nossos projetos e doe para CLP. Só assim conseguiremos fazer muito mais. Doe Aqui