CLP – Visão Brasil 2030
Mobilizar

Visão Brasil 2030

Análise profunda da situação do país para indicar alternativas de longo prazo que ajudem governantes e cidadãos a tornar realidade um Brasil mais justo, inclusivo e desenvolvido

ícone clp cinza

Caminhos para viabilizar um Brasil melhor

A iniciativa Visão Brasil 2030, uma mobilização para a construção de um sonho de longo prazo para o Brasil, composta por mais de 2300 brasileiros incluindo cidadãos, especialistas, organizações, acadêmicos, empresários e representantes dos diversos espectros da sociedade, independente de ideologias ou afiliações, apresenta sua primeira ação: um diagnóstico detalhado da situação atual do país e uma primeira visão das aspirações do que seria o Brasil ideal em 2030. Trata-se de um norte para viabilizar um Brasil melhor nos próximos 15 anos e transcende qualquer partidarismo.

Ao longo de 12 meses desde a criação da iniciativa, 2092 cidadãos de 51 cidades, mais de 150 especialistas em 8 áreas temáticas, médicos, professores e representantes da sociedade se juntaram contando com o apoio de organizações como Arapyaú, Brava, Centro de Liderança Pública (CLP), Comunitas, Instituto Queiroz Jereissati, Movimento Brasil Competitivo, McKinsey Global Institute (MGI) e Instituto Semeia para elaborar o Visão 2030. No total, esse grupo dedicou mais de 3.500 horas em suas áreas, de forma altruísta, e tendo como única remuneração a possibilidade de contribuir para a construção de um Brasil melhor, mais próspero, inclusivo e desenvolvido.

A contribuição dos cidadãos se deu através de entrevistas em profundidade onde aplicou-se uma metodologia baseada em “tradeoffs” que foi a base de uma inédita segmentação atitudinal do brasileiros, onde foram levantadas prioridades, atitudes e percepções em relação aos temas específicos abordados no estudo. Ao longo dos 12 meses, também foram realizadas entrevistas, discussões, revisões de relatórios e diversas oficinas de trabalho.

Visão Brasil
Caminhos apontados

As metas que o Brasil deve perseguir para chegar a 2030 entre as nações mais desenvolvidas

Visão Brasil 2030

Objetivos

O objetivo do levantamento da iniciativa Visão Brasil 2030 é alimentar o debate com propostas que fogem do imediatismo e incentivam uma perspectiva de longo prazo, servindo de inspiração para que atuais e futuros governantes possam tomar decisões que assegurem o desenvolvimento sustentável e a prosperidade do país e de seu povo.

O material é um estudo que pretende a partir de diagnósticos ajudar a tornar viável um Brasil com níveis econômicos e sociais de países desenvolvidos.Paralelamente, o estudo apresenta aos cidadãos, de forma clara e direta, problemas e alternativas ligados aos diferentes temas que afetam seu dia-a-dia, incentivando seu engajamento e participação, importantes para assegurar que os sonhos desenhados se tornem realidade.

Os caminhos apontados pelo estudo foram desenhados com base em aspirações e propostas que têm sentido em conjunto, anulando uma visão única e predominante de qualquer grupo em particular. Eles partiram, ainda, de algumas premissas: que o Brasil é uma democracia; que adota o modelo econômico do capitalismo; e que o governo tem e continuará tendo relevância considerável na gestão e economia brasileira.

As análises e as propostas do estudo foram divididas em oito grandes temas: Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Infraestrutura, Educação, Saúde, Segurança Pública, Governança e Gestão Pública, Sustentabilidade e Engajamento do Cidadão.

 

Baixe o Sumário Executivo

Os 5 pilares para um futuro melhor

  • Aumentar a prosperidade dos cidadãos através de um modelo de crescimento inclusivo e sustentável

Para possibilitar que todos os cidadãos tenham uma renda digna, devemos buscar dobrar o PIB per capita até 2033. Embora a redistribuição de renda tenha um papel importante no processo de melhoria de qualidade de vida da população, somente redistribuir nossa renda atual não será suficiente.

É preciso garantir que as escolhas de desenvolvimento sejam sustentáveis, propiciando um Brasil melhor para a próxima geração e contribuindo para a competitividade de longo prazo do país.

  • Dar às crianças e jovens o direito de sonhar, promovendo acesso à educação de qualidade a todos

Garantir o acesso à educação de qualidade no mesmo nível dos 30 melhores sistemas do mundo, com foco em alfabetização, formação e preparo para o mercado de trabalho.

  • Dar um salto de qualidade na saúde

Ser o país mais saudável da América Latina, oferecendo atendimento digno a todos os brasileiros a um custo sustentável para o sistema no longo prazo.

  • Transformar a realidade de violência epidêmica, garantindo que os brasileiros sintam-se seguros para atingir seu potencial

Reduzir taxas de homicídios abaixo de 10 ocorrências por 100 mil habitantes e melhorar a percepção de segurança dos brasileiros.

  • Promover melhores resultados no setor público, por meio de iniciativas transformadoras de governança e gestão

Buscar maior eficiência e eficácia no setor público brasileiro e maior envolvimento da população brasileira na governança e gestão pública.

Salto de Qualidade
parcerias

 

destaques
Estudo condiciona expansão a reformas

Estudo condiciona expansão a reformas

Confira a matéria do Jornal O Estado de S. Paulo sobre o estudo Visão Brasil 2030

O que quer o cidadão

O que quer o cidadão

Um estudo feito em 52 cidades detectou as sete visões de mundo mais comuns entre os brasileiros e os nove problemas que mais afligem a população

Os cinco pilares da prosperidade

Os cinco pilares da prosperidade

Matéria da Revista Veja ressaltando as metas que o Brasil deve perseguir para chegar a 2030 entre as nações mais ricas e desenvolvidas

outros projetos