CLP – Workshop “Liderança e Gestão de Conflitos” - Gestão Ambiental do Estado RJ
Eventos realizados

Workshop “Liderança e Gestão de Conflitos” - Gestão Ambiental do Estado RJ

Estado do Rio de Janeiro se mobiliza em busca de maior agilidade e transparência na gestão ambiental

Lideranças públicas ambientais participaram de um seminário, no dia 1º de abril de 2014, sobre gestão de conflitos para o sucesso de governança, no auditório da Firjan, no Centro do Rio de Janeiro. O workshop foi organizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e reuniu técnicos e gestores da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para produzir um plano de ação que agiliza, de forma transparente, o processo de licenciamento ambiental no Estado do Rio.

A dinâmica contou com a presença de 120 servidores públicos e marcou o início de um trabalho de melhoria da gestão que o CLP implementou na secretaria nos meses seguintes. Durante o debate foram abordadas questões técnicas e de liderança que passaram pelo melhor uso dos sistemas de informação informatização do sistema até a articulação dos diferentes setores responsáveis pelo licenciamento.

Workshop
CLP

O ex-secretário de Estado do Ambiente e atual deputado federal pelo Rio de Janeiro, Indio da Costa, abriu a cerimônia ao lado da presidente do Inea, Isaura Frega, ressaltando a importância da integração de todos os setores da área ambiental.

“Há um descasamento entre a percepção dá população e o trabalho de licenciamento desenvolvido internamente. É preciso que se desenvolva essa percepção da realidade para que a sociedade olhe para os órgãos ambientais e possa confiar. E essa visão só vai melhorar com uma mudança de cultura interna. O mundo se transforma rapidamente e a nossa prestação de serviço deve se adequar a essas mudanças", declarou Indio da Costa.

A presidente Isaura Frega explicou o desafio de fazer com que as classes política, empresarial e ambiental acatem imediatamente a reposta positiva ou negativa quanto à emissão de licenças ambientais. “É preciso que saibam que o processo foi muito bem estruturado, com agilidade e transparência de forma que o licenciamento se torne imune às pressões políticas”, disse a presidente.

O diretor-presidente do CLP, Luiz Felipe d’Avila, apontou também para a necessidade de focar na mudança de cultura, para atingir os objetivos na gestão pública.

Pesquisa
Apresentação

“Temos que quebrar a cultura de resistência. É preciso definir bem quais são os sacrifícios e as mudanças necessárias. Não conseguimos reduzir o foco de resistência sem jogar clara e abertamente quais são os sacrifícios que vamos fazer. Para isso, tem que se criar o senso de urgência. Essa é uma forma de priorizar as mudanças de cultura”.

O workshop foi o primeiro passo de um trabalho estruturado para mudar a cultura e integrar as diversas áreas que impactam no licenciamento ambiental.

 

destaques
Rio+ Sustentável avança no processo de transformação da SEA e do Inea

Rio+ Sustentável avança no processo de transformação da SEA e do Inea

Projeto visa melhorar a gestão interna da SEA e do INEA a partir da revisão de processos e desenvolvimento de lideranças

CLP lança Programa Programa Rio+ Sustentável

CLP lança Programa Programa Rio+ Sustentável

Projeto visa melhorar a gestão interna da SEA e do INEA a partir da revisão de processos e desenvolvimento de lideranças