CLP – São José dos Campos-SP
Disseminar

São José dos Campos-SP

Em 2009, o CLP desenvolveu o projeto Liderança e Gestão Municipal com o objetivo promover bons exemplos da área pública brasileira.

 

Como foi iniciada a construção do Parque Tecnológico em São José dos Campos-SP

ícone clp cinza
Parque Tecnológico

Desafios de gestão e liderança enfrentados no processo na construção do Parque Tecnológico

Na década de 50, a cidade de São José dos Campos recebeu o CTA – Centro Tecnológico da Aeronáutica. A vinda do Centro trouxe industrialização, concentração de mão-de-obra qualificada e desenvolvimento para a cidade. Contudo, foi na década de 70 em que a cidade sofreu uma alta aceleração no crescimento. Em termos populacionais, São José dos Campos passou de aproximadamente 66 mil para 122 mil habitantes entre 1950 e 1970, segundo dados do IBGE.

Agora, no século XXI, o foco do então prefeito Eduardo Cury, eleito em 2004, era reestabelecer o desenvolvimento da cidade, agora respeitando parâmetros mais modernos e tecnológicos, não cometer os mesmos erros do passado, como um crescimento desenfreado que trazia, consequentemente, um aumento da desigualdade social. Como resposta a esse desafio, foi criado na cidade o Parque Tecnológico de São José dos Campos.

O Parque foi o primeiro do tipo construído em forma de investimento público e servia para reinventar o modelo da década de 50 em bases mais modernas, segundo o prefeito Eduardo Cury. A intenção era colocar universidades, empresas e institutos de pesquisa em um mesmo local para que se alimentasse um ciclo de criação e produção que gerasse empregos e qualidade de vida, tudo isso embasado na crença de um crescimento sustentável.

Cenário

  • Conflitos políticos
  • Desaceleração do Crescimento
Eduardo Cury

Eduardo Cury

Ex-prefeito de São José dos Campos e atual Deputado Federal

Mapa São José dos Campos

acreditamos que liderança + conhecimento
técnico + método de gestão
geram resultados

Conheça a consultoria em Gestão do CLP

 

Outras histórias de sucesso