1/12/2016
Notícias.

Índice de Oportunidades da Educação Brasileira – IOEB 2017

O IOEB – Índice de Oportunidades da Educação Brasileira é um índice único para cada local (município, estado ou Distrito Federal), que engloba toda a educação básica – da educação infantil ao ensino médio, de todas as redes existentes no local -, bem como todos os moradores locais em idade escolar, e não apenas os que estão efetivamente na escola.

O IOEB é formado a partir da relação de um conjunto de fatores e seus respectivos pesos. Esses fatores estão divididos em dois grupos: insumos educacionais, ou seja, fatores essenciais para um bom resultado educacional e resultados educacionais, sejam eles de atendimento, de aprendizado ou de aproveitamento escolar.

RealizaçãoPesquisa TécnicaApoioApoio Institucional
CLPMetasInstituto NaturaInstituto Península
 Fundação Lemann

Um Brasil

  Fundação Roberto Marinho 
Visite a plataforma

O CLP elaborou uma plataforma com os resultados do IOEB, nela você pode explorar os resultados da sua cidade e estado e também as notas individuais em cada um dos fatores que compõem o índice. A plataforma também a possibilidade de criar comparações entre municípios, capitais e estados.

www.ioeb.org.br

Ferramenta para pautar a ação de líderes

O IOEB é uma ferramenta que busca apoiar a atuação de líderes em prol da educação brasileira. Queremos estimular os gestores a promoverem transformações que deixem um legado em todo o ecossistema da educação.

A menor unidade de análise do IOEB é o município (o índice por UF é uma agregação do IOEB municipal). Isso quer dizer que ele calcula, de forma conjunta, como está o comportamento de todas as redes de educação do município (estadual, municipal e privada).

Por isso, o IOEB é também uma ferramenta para incentivar e cobrar que os gestores da educação trabalhem em conjunto pela melhoria da qualidade da educação dos municípios e estados, uma vez que a atuação em regime colaborativo é pouco utilizada pelos gestores da educação no Brasil.

IOEB 2017
Sobral Alunos
Oportunidades para crianças e adolescentes

O índice identifica quanto cada cidade ou estado contribui para o sucesso educacional dos indivíduos que lá vivem. O IOEB oferece os dados sobre a qualidade do ecossistema da educação para crianças e jovens de uma determinada localidade. A pergunta a que o IOEB se propõe a responder é: qual município e estado oferecem as melhores oportunidades de educação para crianças e adolescentes?

O IOEB inclui as crianças e adolescentes em idade escolar que deveriam estar na escola e não estão – responsabilizando, de forma inédita, municípios e estados por todas as crianças e adolescentes que vivem naquela localidade e não estão na escola.

Rankings do IOEB

  • 1º – São Paulo
  • 2º – Minas Gerais
  • 3º – Santa Catarina
  • 4º – Paraná
  • 5º – Ceará
  • 6º – Distrito Federal
  • 7º – Espírito Santo
  • 8º – Goiás
  • 9º – Rio Grande do Sul
  • 10º – Mato Grosso
  • 11º – Rondônia
  • 12º – Mato Grosso do Sul
  • 13º – Tocantins
  • 14º – Acre
  • 15º – Rio de Janeiro
  • 16º – Paraíba
  • 17º – Pernambuco
  • 18º – Amazonas
  • 19º – Roraima
  • 20º – Piauí
  • 21º – Rio Grande do Norte
  • 22º – Sergipe
  • 23º – Alagoas
  • 24º – Amapá
  • 25º – Bahia
  • 26º – Maranhão
  • 27º – Pará
  • 1º – Sobral – CE
  • 2º – Groairas – CE
  • 3º – Porteiras – CE
  • 4º – Centenario – RS
  • 5º – Novo Horizonte – SP
  • 6º – Bom Sucesso do Sul – PR
  • 7º – São Domingos das Dores – MG
  • 8º – Paranapuã – SP
  • 9º – Monte Castelo – SP
  • 10º – Brejo Santo – CE
  • 11º – Picada Café – RS
  • 12º – Dom Silverio – MG
  • 13º – Antônio Carlos – SC
  • 14º – Birigui – SP
  • 15º – Fartura – SP
  • 16º – Atibaia – SP
  • 17º – Cajobi – SP
  • 18º – Senhora dos Remédios – MG
  • 19º – Araponga – MG
  • 20º – Junqueirópolis – SP
  • 21º – Santa Rosa da Serra – MG
  • 22º – Jundiaí – SP
  • 23º – Vidal Ramos – SC
  • 24º – Tupi Paulista – SP
  • 25º – Areado – MG
  • 1º – São Paulo – SP
  • 2º – Curitiba – PR
  • 3º – Belo Horizonte – MG
  • 4º – Palmas – TO
  • 5º – Goiânia – GO
  • 6º – Florianópolis – SC
  • 7º – Rio Branco – AC
  • 8º – Brasília – DF
  • 9º – Campo Grande – MS
  • 10º – Cuiabá – MT
  • 11º – Rio De Janeiro – RJ
  • 12º – Vitoria – ES
  • 13º – Boa Vista – RR
  • 14º – Teresina – PI
  • 15º – Fortaleza – CE
  • 16º – Manaus – AM
  • 17º – Recife – PE
  • 18º – Porto Alegre – RS
  • 19º – João Pessoa – PB
  • 20º – São Luís – MA
  • 21º – Porto Velho – RO
  • 22º – Aracaju – SE
  • 23º – Natal – RN
  • 24º – Maceió – AL
  • 25º – Macapá – AP
  • 26º – Salvador – BA
  • 27º – Belém – PA
Sobre o IOEB

Assinado pelos mesmos autores do Ideb – Reynaldo Fernandes, ex-presidente do INEP, e Fabiana de Felicio, ex-Diretora de Estudos Educacionais do INEP – o IOEB aperfeiçoa o sistema de controle social da educação.

O índice identifica quanto cada cidade ou estado contribui para o sucesso educacional dos indivíduos que lá vivem. O IOEB oferece os dados sobre a qualidade do ecossistema da educação para crianças e jovens de uma determinada localidade.

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