CLP – Programa Rio+ Sustentável
Implementar

Programa Rio+ Sustentável

Iniciativa da SEA e do Inea, em parceria com o CLP

ícone clp cinza

Reestruturar o sistema de gestão ambiental e de engajar líderes

O Programa Rio+ Sustentável é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) do Rio de Janeiro e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), em parceria com o CLP. O objetivo do programa é reestruturar o sistema de gestão ambiental e engajar e desenvolver líderes destas instituições.

O programa terá duração de 12 meses e, entre suas entregas, algumas devem ser destacadas, como a implementação do Núcleo de Gestão de Crises, do Núcleo de Projetos Estratégicos, a nova governança da Baía da Guanabara e a modernização do processo de licenciamento ambiental. Pretende-se também que o Rio de Janeiro se torne benchmark nacional e internacional na área de gestão do meio ambiente.

O programa será dividido em três frentes: Gestão Ambiental por Resultado, Redesenho de Processos e Estrutura de Pessoas e Desenvolvimento de Lideranças. A primeira, que conta com o apoio da consultoria Visagio, será responsável por entregas como as a estruturação do Núcleo de Gestão de Crise e o Núcleo de Projetos Estratégicos. A segunda, que tem apoio da consultoria Falconi, será responsável pela reestruturação do processo de licenciamento ambiental, que hoje demora 380 dias, quando o ideal seria 180.

A gestão da terceira frente será responsabilidade do CLP. Denominada “Desenvolvimento de Lideranças”, a frente terá como foco o preparo e desenvolvimento de líderes e suas equipes de acordo com os desafios adaptativos dos projetos. Também serão formados líderes em posições estratégicas, com sessões de coaching para o líder do núcleo de gestão de crise e o gestor da área de RH. Para os líderes em posição de autoridade, serão realizadas sessões de mentoring. Estão previstas para essa frente também 3 dinâmicas de grupo e 3 seminários temáticos.

 

Logo Programa Rio + Sustentável
Depoimentos

Confira alguns depoimentos de pessoas envolvidas no projeto

destaques
CLP e ELLIF concluem 3ª turma do projeto "Direito & Desenvolvimento"

CLP e ELLIF concluem 3ª turma do projeto "Direito & Desenvolvimento"

Já são mais de 100 pessoas impactadas pelo projeto em menos de 10 meses de projeto.

Os municípios precisam trabalhar iniciativas de governo aberto

Os municípios precisam trabalhar iniciativas de governo aberto

A evolução da pauta de Governo Aberto no Brasil.

Centro de Liderança Pública leva prêmio das 100 melhores ONGs no Brasil para se...

Centro de Liderança Pública leva prêmio das 100 melhores ONGs no Brasil para se...

O Prêmio Melhores ONGs é uma iniciativa do Instituto Doar e da Revista Época que reúne 1.500 organizações postulantes em um universo de 300.000 ONGs...