CLP – Programa Rio+ Sustentável
Implementar

Programa Rio+ Sustentável

Iniciativa da SEA e do Inea, em parceria com o CLP

ícone clp cinza

Reestruturar o sistema de gestão ambiental e de engajar líderes

O Programa Rio+ Sustentável é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) do Rio de Janeiro e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), em parceria com o CLP. O objetivo do programa é reestruturar o sistema de gestão ambiental e engajar e desenvolver líderes destas instituições.

O programa terá duração de 12 meses e, entre suas entregas, algumas devem ser destacadas, como a implementação do Núcleo de Gestão de Crises, do Núcleo de Projetos Estratégicos, a nova governança da Baía da Guanabara e a modernização do processo de licenciamento ambiental. Pretende-se também que o Rio de Janeiro se torne benchmark nacional e internacional na área de gestão do meio ambiente.

O programa será dividido em três frentes: Gestão Ambiental por Resultado, Redesenho de Processos e Estrutura de Pessoas e Desenvolvimento de Lideranças. A primeira, que conta com o apoio da consultoria Visagio, será responsável por entregas como as a estruturação do Núcleo de Gestão de Crise e o Núcleo de Projetos Estratégicos. A segunda, que tem apoio da consultoria Falconi, será responsável pela reestruturação do processo de licenciamento ambiental, que hoje demora 380 dias, quando o ideal seria 180.

A gestão da terceira frente será responsabilidade do CLP. Denominada “Desenvolvimento de Lideranças”, a frente terá como foco o preparo e desenvolvimento de líderes e suas equipes de acordo com os desafios adaptativos dos projetos. Também serão formados líderes em posições estratégicas, com sessões de coaching para o líder do núcleo de gestão de crise e o gestor da área de RH. Para os líderes em posição de autoridade, serão realizadas sessões de mentoring. Estão previstas para essa frente também 3 dinâmicas de grupo e 3 seminários temáticos.

 

Logo Programa Rio + Sustentável
Depoimentos

Confira alguns depoimentos de pessoas envolvidas no projeto

destaques
O Problema da Gestão Municipal de Resíduos Sólidos

O Problema da Gestão Municipal de Resíduos Sólidos

Hoje, o Brasil conta com 3 mil municípios que fazem a destinação inadequada do lixo. Entenda a questão.

IOEB – Índice de Oportunidades da Educação Brasileira 2017

IOEB – Índice de Oportunidades da Educação Brasileira 2017

O índice identifica quanto cada cidade ou estado contribui para o sucesso educacional dos indivíduos que lá vivem