Causas para transformar o País

Causas para transformar o país

Luana Tavares

Diretora-executiva do CLP

Tadeu Barros

Diretor de operações do CLP

Se pudéssemos sintetizar o nosso trabalho nos últimos 18 meses, transformação seria a palavra mais apropriada. Isso porque ela traduz as mudanças pelas quais a sociedade vem passando – e que por consequência influenciaram a nossa atuação.

Nesse período, conquistamos a aprovação da Reforma da Previdência, uma das principais causas defendidas pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e que, durante anos, parecia uma meta inalcançável. A consolidação da reforma explicitou que sim, é possível mobilizar tanto as instituições quanto a sociedade em temas complexos e estruturais. Como não poderia deixar de ser, nos engajamos na solução dessa problemática que tinha como pano de fundo reduzir a desigualdade, os privilégios corporativistas e corrigir uma rota fiscal insustentável para o País.

Nos orgulhamos da nossa atuação na construção de um brasil menos desigual. mas ainda há muito a ser feito. e o caminho da transformação segue sendo a mudança de atitude dos líderes públicos e o engajamento da sociedade.


Com o apoio da nossa rede, mobilizamos mais de 90 instituições em um intenso conjunto de ações a fim de mostrar o risco de agravamento das contas públicas e, por consequência, da prestação de serviços essenciais.

Passada essa vitória, podemos dizer que nos orgulhamos da nossa atuação na construção de um Brasil menos desigual. Mas ainda há muito a ser feito. E o caminho da transformação segue sendo a mudança de atitude dos líderes públicos e o engajamento da sociedade.

Equipe CLP

Luana Tavares, diretora-executiva do CLP; Tadeu Barros, diretor de Operações do CLP

Nessa direção, o CLP segue desenvolvendo iniciativas capazes de influenciar esse novo paradigma na liderança pública. O Ranking de Competitividade dos Estados 2019, ferramenta que reúne dados para auxiliar gestores públicos a diagnosticar problemas e elencar prioridades, já é utilizado por 20 Estados.

O Master em Liderança Pública (MLG), focado em desenvolver gestores públicos, registrou recorde de inscrições para a sétima edição da pós-graduação. Todo esse impacto é resultado de uma nova estratégia em que o CLP identifica os problemas mais urgentes do Brasil e os principais atores e líderes públicos em posição de resolvê-los, desenvolvendo soluções em conjunto por meio de inteligência técnica, programas de desenvolvimento, campanhas de comunicação, articulação política e coalizões com a sociedade civil organizada em torno de mudanças concretas que possam contribuir na construção de um Estado eficiente, menos desigual e mais democrático.

No início de 2020, a covid-19 trouxe a crise mundial mais complexa que já vivemos, tanto na saúde pública como na economia. Desde o início da pandemia, o CLP tomou medidas para conter o avanço do coronavírus. Aos gestores públicos, oferecemos boas maneiras de se posicionar, estudos e indicações sobre como superar a crise. E criamos ainda o Ranking Covid-19 dos Estados, atualizado a cada 15 dias, para identificar os locais com maior necessidade de assistência.

O novo coronavírus é um adversário a ser vencido com bom senso, empatia, equilíbrio e união. Quando essa crise terminar – sim, ela vai terminar – o mundo será outro, a vida será outra. E diante do enorme desafio que o pós-crise nos reserva, certamente, a união em torno de propostas capazes de recuperar a capacidade produtiva da economia do Brasil e reverter a curva dramática de aumento da desigualdade, será extremamente necessária.

Nessa conjuntura, em parceria com diversos especialistas e instituições, coordenamos o lançamento do #UnidosPeloBrasil, um movimento de incidência política que propõe uma agenda de curto prazo para a retomada do emprego, renda e crescimento sustentável do País, a partir de três pilares: reformas estruturais, combate às desigualdades e crescimento sustentável.

O novo coronavírus é um adversário a ser vencido com bom senso, empatia, equilíbrio e união.


Ao compreendermos o impacto desse modo de trabalho, vimos a possibilidade de aprimorar nossa estrutura para fazer frente a este novo modelo. Assim, internamente, também passamos por ajustes em nossa estrutura operacional, reforçando o time e a governança. Agora, além da Diretoria Executiva, o CLP conta com uma Diretoria de Relacionamento Internacional e outra de Operações, cujas atuações focadas nos trarão a tração necessária para garantir nosso impacto e nossa relevância à sociedade. 

Como pode ser visto neste relatório digital, acreditamos que o trabalho em rede – reunindo a sociedade civil, lideranças políticas, gestores públicos e instituições – pode engajar, de forma pragmática, o maior número de atores possível em torno de mudanças concretas e imprescindíveis que objetivam tornar o Brasil um país mais democrático e eficiente na prestação de serviços públicos.

Nos próximos meses, o papel do CLP será o de seguir consolidando ações em torno dos problemas estruturais que nosso País precisa enfrentar, com coragem e resiliência, vencendo o corporativismo, a polarização e a radicalização com propostas possíveis e incrementais que nos levem à um futuro mais digno.

É o que todo brasileiro merece e contamos com você nesta construção!