Toda administração pública precisa capacitar seus funcionários, pois é por meio disso que se consegue melhorar a prestação do serviço público. Neste artigo, entenda a importância do e-learning no setor público e sua relação com um melhor desempenho dos servidores públicos.
O que é e-learning?
A palavra e- learning é a sigla de electronic learning, traduzido para o português, significa aprendizado eletrônico.
De acordo com a Universidade de Cambridge, o conceito de e-learning é “the process of providing courses on the internet or an intranet” (o processo de oferta de cursos na internet ou em uma intranet).
O conceito de e-learning pode ser entendido por um software livre, que pode ser utilizado conforme as necessidades da instituição pública.
Como funciona o e-learning?
Na prática, o e-learning é um ambiente de aprendizagem virtual que simula uma sala de aula.
Dentro dessa sala de aula online, você consegue fazer inúmeras ações, como:
- Interações;
- Assistir vídeos aulas;
- Ler hipertextos, entre outros.
Entre as características do e-learning; podemos citar:
- Acessibilidade para um grande número de pessoas;
- Capacitação continuada;
- Flexibilidades de horários;
- Menor custos financeiros.
Porém, tudo depende da finalidade do órgão que está disponibilizando a capacitação.
A Escola Virtual Gov (EV.G) é uma escola de governo que oferece capacitação para servidores e tem parceria com diversos órgãos públicos. Os cursos da EV.G são capacitações gratuitas onde o servidor é protagonista do conhecimento, utiliza vídeos, hipertextos e atividades de fixação. A capacitação pode ser realizada em qualquer período do dia, entretanto dentro do prazo que deve ser cumprido. Basta acessar a lista do Sistema de Informações Organizacionais do Governo Federal (SIORG) e selecionar o órgão público que trabalha ou realizar a pesquisa no portal pelo nome do órgão.
E qual a sua importância no setor público?
O e-learning melhora o desempenho dos servidores públicos. Conforme Deitel, Deitel e Steinbuhler:
“As vantagens da comunicação instantânea e acessibilidade global através da Internet e a queda dos custos do hardware e das comunicações estimularam o crescimento do e-learning. […] O e-learning também reduz despesas com viagens, permitindo que as pessoas façam seus cursos no trabalho ou em casa, aumentando a possibilidade de encaixar o aprendizado em suas agendas. (deitel; deitel; steinbuhler, 2004, p. 274).”
Leia também: Como a tecnologia vem transformando as prefeituras ao redor do país
Referências
DEITEL, H. M.; DEITEL, P. J.; STEINBUHLER, K. E-business e e-commerce para administradores. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2004.
Figueiredo, Carlos Manuel da Silva. E-learning Imersivo – Atividades na perspetiva da primeira pessoa. Editora,Universidade de Évora. Link disponível:https://dspace.uevora.pt/rdpc/handle/10174/31202