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Acompanhamento de Equipes: entenda como gerir melhor seu time em projetos no setor público

Esse conteúdo faz parte de uma série sobre Gestão de Equipes no Setor Público. Em outros textos discutimos valorização, engajamento, avaliação e desenvolvimento. Neste artigo, abordamos o acompanhamento de equipes, uma prática fundamental para a gestão de servidores em diversas esferas.

Professora acompanhando aluno

Mas antes… Por que acompanhar? 

Se, de modo geral, o gerenciamento de equipes é uma prática complexa, no setor público o desafio é ainda maior. 

A administração pública vive um contexto burocrático, rígido e com políticas de gente que, muitas vezes, impede o aumento da eficiência. 

Neste sentido, o acompanhamento de projetos é uma prática essencial para alcançar uma boa gestão de equipes. Afinal, é no acompanhamento que se garante:

  • • Mais alinhamento entre servidores e gestores;
  • • Maior auxílio na avaliação de desempenho; 
  • • Promoção do desenvolvimento desses profissionais. 

Logo, enquanto a gestão de pessoas preocupa-se mais com o lado organizacional – cargos, salários, benefícios, admissão, e outros – a gestão de equipes pensa mais o lado humano daquele profissional, olhando para a motivação, engajamento, feedback e capacitação. 

Entretanto, ambas se conectam. Isso porque a gestão da equipe e o clima da organização dependem da qualidade de vida que o trabalho oferece por meio de salários adequados ao cargo, benefícios oferecidos e processos legais, ágeis e transparentes. 

Embora o gestor de equipes não seja responsável pela políticas de gestão de pessoas adotadas pelo município, como os benefícios e planos de cargos-salários, por exemplo, ele é o responsável por conectar seus colaboradores à secretaria de gestão de pessoas.

Portanto, ainda que não possua um cargo decisivo, ele pode influenciar as lideranças a traçarem políticas de valorização, avaliação e desenvolvimento mais assertivas.

 

Saiba mais:
Conheça o Programa de Participação Direta nos resultados. O programa foi implementado pela líder MLG Rosandra Padrón em Santos e é referência em políticas de gestão de pessoas. Confira!

 

Como promover o acompanhamento?

Abaixo, listamos ações que auxiliam no acompanhamento de equipes no setor público. Confira:

 

Defina metas e indicadores

 

Para que as rotinas de acompanhamento sejam mais assertivas, é importante que os indicadores e metas estejam alinhadas e claras para todos da equipe.

Algumas perguntas que podem auxiliar a pensar em metas e indicadores:

  • • Quais são os resultados esperados de um programa, política pública ou de uma ação específica? 
  • • Quais são os resultados e indicadores individuais de cada colaborador?
  • • Como esses resultados contribuem para o objetivo comum e final do time? 
  • • Qual a definição de prazos? O projeto é para curto, médio ou longo prazo? Como adaptar as metas a essas realidades?

A mensuração desses resultados também é essencial. Resultados mensuráveis de forma clara permitem ao gestor entender qual o nível de entrega daquele servidor e os pontos de desenvolvimento. 

 

Estabeleça uma rotina de reuniões (governança)

Outra ação que pode auxiliar no acompanhamento de equipes consiste em estabelecer uma rotina de reuniões. Essa é uma prática na qual os gestores e servidores públicos encontram mais dificuldade. 

Em geral, a administração pública contrata organizações para dimensionar metas e indicadores, mas peca na execução do projeto. Isso acontece porque os gestores não estabelecem uma rotina de acompanhamento do projeto, e ao fazerem isso, não percebem os gargalos enfrentados. Escutar as percepções dos demais envolvidos, por exemplo, pode ajudar a corrigir a rota. 

 

Saiba mais:
Entenda como adotar rotinas de reuniões mais ágeis e alinhadas e trazer mais dinamismo ao acompanhamento dos seus projetos. 

 

Promova diálogos pautados na transparência e honestidade

Tradicionalmente, o setor público apresenta uma cultura na qual os gestores buscam a solução, ao invés de entender o processo.

Quando o foco está no fim do projeto, um gargalo acaba surgindo no seu desenvolvimento. Isso porque o gestor não motiva a equipe a compartilhar suas inseguranças e erros, fazendo com que a execução do projeto não seja corrigida enquanto ainda há tempo. 

Esse problema é solucionado através de duas práticas: a rotina de reuniões, como já citamos; e a transparência e a honestidade por parte  do gestor, que deve ser o exemplo para a equipe. 

Algumas das lideranças do CLP contam que, ao assumirem novas pastas, a primeira ação perante o time é a de assumir seus fracassos profissionais. Isso demonstra aos liderados que o ambiente é seguro e que os indivíduos podem ser honestos e transparentes em demonstrar suas inseguranças ao executar as atividades planejadas. 

Saiba mais:
Entenda a importância da vulnerabilidade para a construção de equipes mais engajadas. 

 

Com isso, a rotina de reuniões e acompanhamento torna-se produtiva ao contemplar temas complexos, inseguranças e desafios enfrentados, e conta com o engajamento do time para auxiliar na tomada de decisão e na proposição de soluções. 

Ao estabelecer essas práticas, o gestor consegue diminuir um ambiente tóxico e de conflito. Isso acontece por ele possibilitar a abertura de fóruns adequados de discussão. Assim, a tradicional ‘conversa do cafezinho’, que não contribui para o engajamento do time, passa a ser direcionada para os fóruns adequados. 

 

Acompanhe o comportamento da equipe

Para além das questões técnicas e operacionais, o gestor também deve acompanhar o comportamento da equipe. Nesse momento, ele pode se perguntar:

  • • Minha equipe reporta problemas?
  • • Ela consegue focar no que deve ser entregue?
  • • Ela tem um comportamento inadequado de comunicação?

A partir dessas e outras perguntas, ele será capaz de entender como otimizar a efetividade do trabalho dos servidores e dar feedbacks para aumentar os resultados entregues. 

Saiba mais:
Entenda mais sobre formação de equipes

 

A importância de acompanhar equipes no Setor Público

Neste conteúdo, vimos que realizar o acompanhamento de equipes é uma prática fundamental de gestão de pessoas no setor público. Esse tipo de estratégia é importante porque quando se investe no servidor público, dois ganhos se destacam: a valorização deste recurso humano, e também a melhoria na qualidade dos serviços entregues à população.

Embora a administração pública seja vista como uma estrutura burocrática e rígida, o poder público vem se atentando e desenvolvendo práticas para olhar para seu insumo mais importante: a equipe. 

Definir metas e indicadores, estabelecer uma rotina de governança e promover diálogos transparentes são algumas ações que podem fazer a diferença no dia a dia do Setor Público. 

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