Esse conteúdo faz parte de uma série sobre Gestão de Equipes no Setor Público. Em outros textos discutimos valorização, engajamento, avaliação e desenvolvimento. Neste artigo, abordamos o acompanhamento de equipes, uma prática fundamental para a gestão de servidores em diversas esferas.
Mas antes… Por que acompanhar?
Se, de modo geral, o gerenciamento de equipes é uma prática complexa, no setor público o desafio é ainda maior.
A administração pública vive um contexto burocrático, rígido e com políticas de gente que, muitas vezes, impede o aumento da eficiência.
Neste sentido, o acompanhamento de projetos é uma prática essencial para alcançar uma boa gestão de equipes. Afinal, é no acompanhamento que se garante:
- • Mais alinhamento entre servidores e gestores;
- • Maior auxílio na avaliação de desempenho;
- • Promoção do desenvolvimento desses profissionais.
Logo, enquanto a gestão de pessoas preocupa-se mais com o lado organizacional – cargos, salários, benefícios, admissão, e outros – a gestão de equipes pensa mais o lado humano daquele profissional, olhando para a motivação, engajamento, feedback e capacitação.
Entretanto, ambas se conectam. Isso porque a gestão da equipe e o clima da organização dependem da qualidade de vida que o trabalho oferece por meio de salários adequados ao cargo, benefícios oferecidos e processos legais, ágeis e transparentes.
Embora o gestor de equipes não seja responsável pela políticas de gestão de pessoas adotadas pelo município, como os benefícios e planos de cargos-salários, por exemplo, ele é o responsável por conectar seus colaboradores à secretaria de gestão de pessoas.
Portanto, ainda que não possua um cargo decisivo, ele pode influenciar as lideranças a traçarem políticas de valorização, avaliação e desenvolvimento mais assertivas.
Saiba mais:
Conheça o Programa de Participação Direta nos resultados. O programa foi implementado pela líder MLG Rosandra Padrón em Santos e é referência em políticas de gestão de pessoas. Confira!
Como promover o acompanhamento?
Abaixo, listamos ações que auxiliam no acompanhamento de equipes no setor público. Confira:
Defina metas e indicadores
Para que as rotinas de acompanhamento sejam mais assertivas, é importante que os indicadores e metas estejam alinhadas e claras para todos da equipe.
Algumas perguntas que podem auxiliar a pensar em metas e indicadores:
- • Quais são os resultados esperados de um programa, política pública ou de uma ação específica?
- • Quais são os resultados e indicadores individuais de cada colaborador?
- • Como esses resultados contribuem para o objetivo comum e final do time?
- • Qual a definição de prazos? O projeto é para curto, médio ou longo prazo? Como adaptar as metas a essas realidades?
A mensuração desses resultados também é essencial. Resultados mensuráveis de forma clara permitem ao gestor entender qual o nível de entrega daquele servidor e os pontos de desenvolvimento.
Estabeleça uma rotina de reuniões (governança)
Outra ação que pode auxiliar no acompanhamento de equipes consiste em estabelecer uma rotina de reuniões. Essa é uma prática na qual os gestores e servidores públicos encontram mais dificuldade.
Em geral, a administração pública contrata organizações para dimensionar metas e indicadores, mas peca na execução do projeto. Isso acontece porque os gestores não estabelecem uma rotina de acompanhamento do projeto, e ao fazerem isso, não percebem os gargalos enfrentados. Escutar as percepções dos demais envolvidos, por exemplo, pode ajudar a corrigir a rota.
Saiba mais:
Entenda como adotar rotinas de reuniões mais ágeis e alinhadas e trazer mais dinamismo ao acompanhamento dos seus projetos.
Promova diálogos pautados na transparência e honestidade
Tradicionalmente, o setor público apresenta uma cultura na qual os gestores buscam a solução, ao invés de entender o processo.
Quando o foco está no fim do projeto, um gargalo acaba surgindo no seu desenvolvimento. Isso porque o gestor não motiva a equipe a compartilhar suas inseguranças e erros, fazendo com que a execução do projeto não seja corrigida enquanto ainda há tempo.
Esse problema é solucionado através de duas práticas: a rotina de reuniões, como já citamos; e a transparência e a honestidade por parte do gestor, que deve ser o exemplo para a equipe.
Algumas das lideranças do CLP contam que, ao assumirem novas pastas, a primeira ação perante o time é a de assumir seus fracassos profissionais. Isso demonstra aos liderados que o ambiente é seguro e que os indivíduos podem ser honestos e transparentes em demonstrar suas inseguranças ao executar as atividades planejadas.
Saiba mais:
Entenda a importância da vulnerabilidade para a construção de equipes mais engajadas.
Com isso, a rotina de reuniões e acompanhamento torna-se produtiva ao contemplar temas complexos, inseguranças e desafios enfrentados, e conta com o engajamento do time para auxiliar na tomada de decisão e na proposição de soluções.
Ao estabelecer essas práticas, o gestor consegue diminuir um ambiente tóxico e de conflito. Isso acontece por ele possibilitar a abertura de fóruns adequados de discussão. Assim, a tradicional ‘conversa do cafezinho’, que não contribui para o engajamento do time, passa a ser direcionada para os fóruns adequados.
Acompanhe o comportamento da equipe
Para além das questões técnicas e operacionais, o gestor também deve acompanhar o comportamento da equipe. Nesse momento, ele pode se perguntar:
- • Minha equipe reporta problemas?
- • Ela consegue focar no que deve ser entregue?
- • Ela tem um comportamento inadequado de comunicação?
A partir dessas e outras perguntas, ele será capaz de entender como otimizar a efetividade do trabalho dos servidores e dar feedbacks para aumentar os resultados entregues.
Saiba mais:
Entenda mais sobre formação de equipes
A importância de acompanhar equipes no Setor Público
Neste conteúdo, vimos que realizar o acompanhamento de equipes é uma prática fundamental de gestão de pessoas no setor público. Esse tipo de estratégia é importante porque quando se investe no servidor público, dois ganhos se destacam: a valorização deste recurso humano, e também a melhoria na qualidade dos serviços entregues à população.
Embora a administração pública seja vista como uma estrutura burocrática e rígida, o poder público vem se atentando e desenvolvendo práticas para olhar para seu insumo mais importante: a equipe.
Definir metas e indicadores, estabelecer uma rotina de governança e promover diálogos transparentes são algumas ações que podem fazer a diferença no dia a dia do Setor Público.