O Brasil vive um momento decisivo. Poucas vezes estivemos tão divididos sobre o futuro. Poucas vezes foi tão difícil afirmar o pluralismo, a tolerância e o convívio com a diferença no espaço público. Poucas vezes as instituições estiveram tão desgastadas para lidar com conflitos e produzir mudanças. A soma desses cenários coloca em risco a capacidade de trabalhar pelas soluções que o país tanto precisa.
Foi pensando nisso que mais de setenta representações da sociedade civil (associações, institutos, movimentos e coletivos) abriram um manifesto – o Pacto pela Democracia. Esta iniciativa tem o objetivo de dar visibilidade às ações construídas por esse grupo. Para isso, propõe a defesa do diálogo, do pluralismo, o trabalho por eleições limpas, abertas e participativas em outubro e a realização de uma reforma ampla no sistema político. O CLP compõe esse grupo e promove ações acreditando que é necessário manter eleitores e eleitos mobilizados e engajados.
O FestiVote 2018
Um dos mais recentes eventos do Pacto foi o FestiVote 2018, uma ação para mobilizar a sociedade por eleições melhores através de espaços e plataformas que vão ajudar os eleitores a identificar candidatos que correspondam às suas convicções, ampliar a transparência e o monitoramento do legislativo, combater as fakenews e promover a melhoria permanente da democracia por meio de reformas políticas.
Durante o evento, o CLP, ao lado do Movimento Transparência Partidária, do Fórum Nacional das Candidaturas Coletivas e da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político, defendeu mudanças no quadro institucional da política e dos partidos que visam aprofundar a democracia. Ana Marina Castro, líder de Mobilização do CLP, apresentou a proposta da Reforma Política que contempla o voto distrital misto, a facilitação de assinatura de projetos de lei de iniciativa popular através dos meios eletrônicos e a adoção de mecanismos de efetivação da democracia intrapartidária para que as minorias tenham papel mais representativo nestas instâncias da democracia.
O que vem pela frente
As próximas ações do Pacto pela Democracia preveem o lançamento de um mapa de iniciativas por eleições melhores, maior interlocução com a Justiça Eleitoral e Poder Legislativo e o engajamento de mais atores de origens mais diversificadas de todo o Brasil.
Conheça mais sobre o Pacto Pela Democracia