Ao conversar com servidores e gestores de todo o Brasil, o CLP percebeu que engajamento é, hoje em dia, um dos maiores desafios em equipe no setor público. Mas afinal, como engajar servidores públicos? Nesse artigo abordaremos:
- • O cenário do engajamento de equipes na esfera pública;
- • Os cinco desafios para equipes que buscam maior engajamento; e
- • Como engajar servidores públicos.
No final deste texto, você terá acesso a uma ferramenta para auto análise da gestão da sua equipe.
O cenário do engajamento de equipes na esfera pública
A valorização e o engajamento do servidor público são instrumentos importantes para garantir a qualidade do trabalho no atendimento às demandas da sociedade.
Vivemos um momento em que o servir público tem sua imagem corrompida, sendo encarado como burocrático e ineficiente; e o servidor, por sua vez, visto como um profissional que busca a estabilidade da carreira e não possui propósito.
Tal perspectiva gera baixa autoestima e, consequentemente, baixo engajamento.
Portanto, cabe ao gestor da instituição pública – e que fica responsável pela gestão de pessoas – resgatar o propósito do servidor em contribuir para a melhora das políticas públicas.
Diante disso, surge o desafio: Como engajar servidores públicos?
Os cinco desafios para equipes que buscam maior engajamento
Patrick Lencioni define como cinco os principais desafios enfrentados pelas equipes que buscam maior engajamento.
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Confiança
- A confiança é a base de uma equipe engajada. O líder tem que ser humano e exercitar a empatia, colocando-se como sujeito de erros e um igual na equipe. Confiança significa integridade, isto é, o líder faz aquilo que fala.
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Conflito
- Para construir equipes mais engajadas, os conflitos precisam ser respeitados e não abafados. Quanto mais complexos os desafios, maior a necessidade de trabalhar a gestão dos conflitos.
Quando há confiança, os conflitos tornam-se respeitosos e construtivos, criando um ambiente aberto ao diálogo e à construção de estratégias mais alinhadas com toda a equipe.
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Compromisso
- O compromisso advém do envolvimento dos indivíduos e do sentimento de pertencimento com a causa e a entrega.
Com um conflito saudável e diverso, o grupo encontra um direcionamento claro, permitindo que o os indivíduos se comprometam com os entregáveis da sua função.
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Responsabilidade Mútua
- Relação entre delegação e autonomia, quanto mais a liderança tiver coragem de delegar e dar autonomia à equipe, mais ela constrói o sentimento de responsabilização mútua entre os indivíduos.
Com maior compromisso, os colaboradores assumem maior responsabilidade pelas atitudes tomadas.
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Resultados
- O último desafio é o de resultados A equipe só entregará um alto desempenho se forem definidos claramente o porquê de sua existência e o resultado esperado de entrega pela liderança, organização e sociedade.
Eles só serão alcançados se houver confiança entre todos da equipe, conflitos construtivos, compromissos e responsabilidades com as entregas. A relação entre as tarefas executadas pelos indivíduos e as metas estabelecidas, deve ser clara e transparente para todos. Logo, ao final desse processo, o engajamento e o comprometimento da equipe será mais efetivo.
Diante desses desafios, selecionamos algumas boas práticas que podem te auxiliar na hora de construir equipes mais engajadas. Se aplicadas, elas ajudam a restaurar o senso de propósito do time e a construir um norte em comum pelo qual todos irão caminhar.
Como engajar servidores públicos?
Quando abordamos o engajamento de equipes no setor público entramos em um campo mais técnico da gestão, uma vez que o primeiro passo é construir um norte em comum para a equipe. O engajamento é, na realidade, o motor que irá determinar diversos aspectos da entrega final.
Na prática, os(as) prefeitos(as), secretários(as) e diretores(as) desenham o plano de governo e as equipes ou agentes o executam. Esse caminho, conhecido como hierárquico, só funciona com êxito no setor público se o gestor abrir espaço para que as pessoas consigam contribuir com esse objetivo:
- •Oferecendo percepções de como atingi-lo; ou
- • Colaborando com relatos das experiências anteriores em relação à adoção daquela política pública dentro daquele órgão.
Quanto mais o líder escutar e envolver seus liderados, maior será o engajamento e o compromisso dos indivíduos.
Do mesmo modo, quanto mais a equipe absorver o significado dos processos e estratégias adotados, melhor será a construção de uma unidade em torno daquela ação, trazendo maior envolvimento e aprimorando as capacidades e competências dos indivíduos da organização.
Mas afinal, como construir um objetivo em comum para a equipe?
Ao definir um sonho comum, o líder consegue aumentar o engajamento e o alinhamento do time, assim como construir uma base para que tudo o que a equipe fizer, a partir desse momento, seja com foco na realização dele.
Porém, o gestor só consegue construir um objetivo em comum e melhor engajar sua equipe se:
1. Alinhar as expectativas com os integrantes do time
Para alinhar as expectativas com o time, é importante o gestor se perguntar:
- • Quais comportamentos eu desejo que o time possua?
- • Quais comportamentos eu não desejo?
- • Em quais comportamentos meu time acredita?
- • Quais são os comportamentos necessários para chegar ao sonho em comum?
É válido ressaltar que esses comportamentos podem ser desde ‘como se comportar em uma reunião’ até ‘como lidar com momentos de crise’. De qualquer forma, é importante que eles estejam claros para todos do time e sejam cumpridos à partir do momento que forem acordados.
Outro questionamento que o gestor deve fazer é acerca dos valores da equipe. Quais são os valores do time? Eles valorizam a independência e a autonomia, por exemplo, ou valorizam mais a autoridade e decisão do gestor? Ambos os formatos funcionam desde que aspectos como convivência, competência e resultados e estejam acordados.
Portanto, os servidores devem ter clareza de todos os acordos. Afinal, engajamento nada mais é do que o cumprimento de acordos feitos entre o gestor e a equipe para que trabalhem bem e atinjam o sonho em comum de melhorar os serviços entregues ao cidadão.
Saiba mais: Quais as Consequências da Carreira no Setor Público?
2. Democratizar o processo de tomada de decisão
Se você quer estimular maior pertencimento e senso de responsabilidade em sua equipe, o melhor caminho é envolvê-los nos processos de decisão da organização.
Diante disso, uma das formas de melhor engajar sua equipe é democratizando o processo de tomada de decisão. Isso demonstra aos liderados que os grandes desafios tornam-se mais fáceis de serem solucionados quando divididos por todos.
Para entender essa prática mais a fundo, confira o bate-papo com Alice Hagge, Secretária de Meio-ambiente de Três Rios (RS). Ela demonstra, na prática, como engajou sua Secretaria a enfrentar desafios como falta de espaços de escuta, ausência de clareza e objetivo, e desgastes com a população.
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3. Construir um objetivo claro e tangível
É importante que o gestor construa um sonho em comum e que seja tangível para todos do time.
Ao delimitar esse sonho, o líder deve atentar se ele é SMART, ou seja:
- • Ele é específico, como acabar com a fila de espera para vagas em creche, por exemplo;
- • ele é mensurável, isto é, existe uma métrica clara para analisar o atingimento desse sonho;
- • ele é atingível, ou seja, após analisar boas práticas de outras instituições ou analisar o histórico interno, esteja claro que é possível atingir esse sonho;
- • ele é realista, uma vez que está respaldado em dados e histórico;
- • ele possui um prazo claro para finalização – Isso é importante para que a motivação do servidor público não se perca ao longo da realização das atividades cotidianas;
Ao adotar essas práticas, o gestor constrói um time motivado, alinhado, participativo e com um objetivo em comum. Com isso, ele consegue, aos poucos, resgatar o senso de propósito da equipe e superar o desafio de engajamento.
Como você enquanto gestor(a) pode contribuir para a construção de uma equipe engajada? Em quais pontos pode melhorar? É importante que os gestores façam essa autoavaliação para entender os pontos de desenvolvimento e assim criar dinâmicas dentro da equipe que possibilitem maior comprometimento e engajamento dos colaboradores.
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