Na última segunda-feira de Novembro (25), o CLP – Liderança Pública apresentou o Ranking de Competitividade dos Estados ao vice-governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. O encontro teve a participação do Líder de Competitividade, Lucas Cepeda, e do Analista de Competitividade, Pedro Trippi.
A pedido do governo estadual, o CLP apresentou o funcionamento do Ranking de Competitividade dos Estados e explicou como se desdobrou o seu evento de lançamento este ano, que teve a participação de Cláudio Castro.
Além disso, levantou os pontos fortes e fracos do Rio de Janeiro, em especial aqueles que podem ser administrados em curto prazo. Assim, o debate focou principalmente nos pilares de Solidez Fiscal e Segurança Pública, nos quais o Estado ocupa a 25ª e a 23ª posição no Ranking, respectivamente.
A reunião foi intermediada por João Laudo de Camargo, Coordenador Regional do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa no Rio de Janeiro.
O desempenho do Rio de Janeiro
Com uma boa recuperação em relação a 2018, o Rio de Janeiro conseguiu ficar em 10º lugar e entrou para os dez estados mais competitivos do Brasil. Ainda assim, ele é o Estado que possui a pior colocação entre as quatro unidades federativas do Sudeste.
Com bom desempenho nos pilares de Infraestrutura, Sustentabilidade Ambiental e Capital Humano, nos quais está no 6º, 8º e 2º lugar, respectivamente, o Estado precisa se atentar a dois pilares desafiadores.
Com uma trajetória negativa no pilar de Solidez Fiscal, o Rio de Janeiro manteve o 27º lugar em 2017 e 2018, e em 2018 ficou em 25º. Neste pilar, é preciso que o Estado encontre alternativas para resolver principalmente os indicadores de Capacidade de Investimento, Resultado Nominal, Solvência Fiscal, Sucesso da Execução Orçamentária, Índice de Liquidez e Poupança Corrente.
Enquanto isso, no pilar de Segurança Pública, o Estado mantém, desde 2018, a 23ª posição. Aqui, o Rio de Janeiro precisa se atentar aos indicadores de Atuação do Sistema de Justiça Criminal, Mortes a Esclarecer, Segurança Pessoal e Segurança Patrimonial.
Quer saber mais sobre a evolução do Rio de Janeiro e seus pilares de destaque no Ranking de Competitividade dos Estados? Confira através do botão abaixo: