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  • 16/04/2024
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Entrevista: como funciona o Fundeb na prática?

O CLP conversou com Lucas Fernandes, que é consultor em gestão pública e políticas educacionais e tem passagem valiosa nos governos estaduais e federais. No bate-papo ele falou sobre as transferências dos governos focadas em educação e explicou como funciona o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb.

O fundo especial é formado principalmente por recursos provenientes dos impostos e transferências dos estados, Distrito Federal e municípios, vinculados à educação. Todo o recurso gerado é redistribuído para aplicação exclusiva na educação básica.

 

CLP – Quais são os principais desafios no dia a dia e até mesmo os erros cometidos pelos gestores públicos de educação quando falamos dos recursos voltados para essa pasta?

Acredito que o principal problema não é nem o recebimento em si, mas sim o uso e depois a prestação de contas. A primeira coisa é quando você tem itens que não poderiam ser pagos com esse recurso, como no caso de gestores que pegam o dinheiro do Fundeb e colocam, por exemplo, para a alimentação escolar, que é uma coisa que não pode.

O segundo ponto tem a ver com a prestação de contas, mecanismos de controle e acompanhamento. As escolas têm um problema muito grande com prestação de contas do programa Dinheiro Direto na Escola. Os municípios acabam reproduzindo o mesmo tipo de erro, por exemplo, com transporte e alimentação escolar, além de outros erros que são até mais graves como o de não ter instituído o Conselho de Acompanhamento do Fundeb.

Tudo isso pode gerar problemas para o município no recebimento de recursos, como ficar bloqueado para receber recursos de convênio ou perder a sua capacidade de gestão do recurso porque aplica numa fonte, não recebe e fica com as suas contas travadas, que é uma situação que nenhum gestor público deseja.


 

CLP – Que dica você dá para os gestores públicos para que eles não caiam nessa situação de ficar com as contas travadas?

Tem uma dica mais estratégica que é a de olhar para os recursos da educação pensando sempre em receita e despesa. O município vai ter uma previsão de receitas que é definida com regras muito claras, tirando as transferências voluntárias, de convênios e assim já consegue saber quanto ele vai receber do Fundeb, de transporte escolar, alimentação, salário educação, etc.

Com essas receitas o gestor tem que fazer o dever de casa de entender o quanto ele está gastando nas suas escolas ou para uma oferta de educação infantil ou de ensino fundamental e cruzar, sabendo o que ele está de fato gastando em relação ao que ele está recebendo, não só para ele priorizar as matrículas, mas para conseguir se planejar e saber quanto recurso o município vai ter que aportar do tesouro municipal.

Um segundo ponto, é se preparar para fazer a prestação de contas e a instrução dos processos para gasto, o que tem a ver com formação das equipes no nível da secretaria que possam dizer ao gestor do financiamento onde ele pode aplicar recursos do Fundeb, evitando problemas posteriores. E nas escolas preparar os gestores escolares para eles sempre saberem o que podem e o que não podem fazer com os recursos e mesmo como prestarão contas nesses dois itens.

Para isso, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) tem uma serie de manuais, materiais e cursos, inclusive online, que os gestores podem fazer. O custo benefício de dedicar um tempo para a capacitação dos seus profissionais acaba sendo muito positivo para que você não tenha problema na hora de receber e prestar contas do seu recurso.

O que são e a para que servem as transferências para os municípios.

 

CLP – O prazo de validade no Fundeb é 2020. Ele pode ser extinto?

É muito difícil extinguir o Fundeb. Existe um consenso muito grande em todo o debate educacional de que ele foi um avanço muito grande para o Brasil, depois do Fundef, no sentido de dar uma equidade maior para o financiamento da educação. Tem uma simulação, feita por um consultor legislativo, que mostra que se não existisse o Fundeb a gente teria até 10 mil por cento de diferença de financiamento gasto por aluno entre municípios do Brasil. Com o Fundeb isso cai para 500 por cento, o que ainda é bastante.

Hoje a discussão que tem acontecido na Câmara dos Deputados, no Senado e em outras organizações que estão ajudando nesse debate, como Todos pela Educação, organismos multilaterais e etc., é de como que o Fundeb consegue resolver ainda mais essa questão da equidade e como ele consegue aperfeiçoar algumas coisas nos mecanismos de transferência. Então existem dois cenários mais prováveis:

  • Um deles é o de simplesmente perenizar o Fundeb, tirando ele desta disposição transitória na Constituição e tornando-o um fundo permanente, mantendo o que a gente tem hoje e que está funcionando.
  • O outro cenário seria o de melhorar ainda mais os mecanismos, que é o que todo debate hoje está girando em volta, de como melhorar mais ainda a equidade do fundo.

Há também um debate que traz a necessidade de a União complementar os recursos estaduais, mas essa é sempre uma discussão difícil porque o espaço fiscal do governo federal não está tão grande. Por um lado, o governo federal diz não ter tanto recurso para complementar e por outro os municípios e estados se sentem subfinanciados e pleiteam mais recursos para a União. Esse é um processo que temos que ver e devemos ter respostas mais concretas ao longo do ano que vem ou do outro. Mas o recado é: teremos um Fundeb contínuo e talvez mais forte ainda para reduzir as inequidades na educação.

 

Prefere assistir a entrevista na íntegra? Confira o vídeo abaixo:

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CLP – Centro de Liderança Pública é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Há 13 anos, trabalha por um Estado Democrático de Direito de fato, que seja mais eficiente no uso de seus recursos e com respeito à coisa pública.

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