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Gestão de pessoas no setor público: segurança pública integrada e capacitada

CLP – Liderança Pública traz o caso de impacto da Subsecretária de Educação, Valorização e Prevenção, da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Helena de Rezende. Ela, que também é líder do Master em Liderança e Gestão Pública – MLG, implementou conceitos da liderança adaptativa na construção e gestão de pessoas no setor público.

Gestão de pessoas no setor público: A Subsecretaria de Educação, Valorização e Prevenção do Rio de Janeiro

A Subsecretaria de Educação, Valorização e Prevenção (SSEVP) contava com profissionais de diversas formações e vindos de instituições distintas. Isso contribuía para a inexistência de perfis definidos no quadro de funcionários, inviabilizando a gestão por competências nas atividades desenvolvidas.

A falta de uma cultura institucional de gestão de pessoas e processos também contribuiu para um contexto de desintegração entre os servidores. Este foi fortalecido por um cenário constituído por relações personalizadas e vulnerabilidade no compromisso com o dever público.

A situação se agravou com a crise financeira e Intervenção Federal no Estado do Rio de Janeiro.

A solução para uma melhor gestão de pessoas no setor público

Foi adotado um conjunto de ações desenvolvidas na SSEVP, voltadas à gestão de pessoas e processos no âmbito da administração pública, orientadas por premissas de liderança adaptativa, como:

• Diagnóstico para subsidiar as ações a serem implementadas;

• Fomento de desafios institucionais nas atividades desempenhadas pelos servidores;

• Estimulo à noção de equipe e fortalecimento das relações entre os profissionais;

• Regularização dos desafios adaptativos e seus conflitos decorrentes; Institucionalização e consolidação dos esforços empregados.

Quais foram os resultados?

São notáveis o aumento de produtividade e a quantidade de projetos desenvolvidos por servidores de distintas áreas da Secretaria, como:

• Relatos positivos de servidores em relação à conjuntura das interrelações;

• Ampliação de desenvoltura e autonomia institucional dos profissionais;

• Fortalecimento dos aspectos de confiança e empoderamento dos servidores;

• Efetiva articulação e construção das percepções de equipe;

• Fortalecimento dos canais e ferramentas de comunicação interna:

• Desenvolvimento do ValoraSeg.aplicativo com protocolo de atendimento dos agentes de segurança, que é um produto das mudanças propostas e abriu caminhos para se repensar os trâmites administrativos e burocráticos na administração da segurança pública do Rio de Janeiro.

Banner Master em Liderança e Gestão Pública - MLG

Por que o caso é uma boa prática de gestão de pessoas no setor público?

A gestão buscou promover uma restruturação, não por meio de uma alternância de estruturas, mas pela modificação das perceptivas profissionais. Investiu-se em uma politica de gestão de pessoas qualificando e empoderando os servidores para que os mesmo servissem como agentes permanentes de mudança, consolidação e perenidade dos esforços empregados.

Qual o grande desafio que essa líder enfrentou?

O desafio foi alterar a cultura do ambiente público em um contexto politico de recuperação fiscal e de intervenção federal. Os servidores precisaram se reconhecer nos processos propostos, criando a noção de responsabilidade por suas respectivas atividades e pelas tarefas desenvolvidas por outros membros da equipe.

Qual é o legado que ela deixa?

As ações resultaram em impactos sem precedentes no histórico da Subsecretaria, principalmente pelo fato de não haver antes essa preocupação dos gestores. Várias iniciativas ainda estão em desenvolvimento, mas o intuito é que todas elas se tornem iniciativas perenes na gestão, principalmente no que se refere à educação, prevenção e valorização na segurança pública.

Essa ações devem ser institucionalizadas para a difusão destas práticas como necessárias ao desenvolvimento de politica pública cm uma sociedade democrática. Não apenas com o monitoramento da sociedade civil nos projetos desenvolvidos, mas também com o fortalecimento da cultura institucional de:

• Prevenção na segurança pública;

• Recursos humanos; e

• Efetiva comunicação interna e externa.

Além disso, o ValoraSeg.aplicativo continua em funcionamento e, atualmente, também está sendo implantado no Tocantins. Assim como a metodologia de gestão de pessoas construída na subsecretaria no Rio de Janeiro.

Depoimentos de servidores impactados pelo projeto:

segurança pública integrada e capacitada

Quer saber mais sobre o caso de sucesso da Helena? Confira a participação dela na Conferência Virtual de Liderança e Gestão Pública, do CLP.

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