Conheça os benefícios de promover a Gestão por Competências no setor público. Esta metodologia já deixou de ser apenas tendência e visa o desenvolvimento de pessoal, integrando Pessoas, Processos e Estratégia.
Este texto foi produzido pela Leme Consultoria.
A Gestão por Competências, no setor público, tem 6 objetivos:
- • Mais transparência na relação laboral e interpessoal;
- • Maior eficiência nas ações institucionais;
- • Justiça interna;
- • Meritocracia nas políticas de consequência;
- • Redução do absenteísmo; e
- • Manutenção dos talentos.
Apesar de ter bons motivos para implantação, e também de já haver adesão ampla em muitas instituições públicas, projetos como este encontram resistências.
Isso acontece porque ainda existem muitos paradigmas permeando as questões relacionadas às competências e aos resultados entregues pelos servidores públicos. Um dos maiores desafios do setor é o de eliminar a percepção de que projetos como esse servem apenas para atender a uma questão burocrática. Além de que, depois de realizados, ficarão engavetados. Ou de que as coisas no serviço público não são fáceis e levam anos para acontecer.
Embora a Gestão por Competências no setor público ainda precise dar mais alguns passos para chegar em terra firme e se estabelecer completamente, a boa notícia é que isso está acontecendo e não há mais motivos para voltar atrás. Essa já é uma realidade tanto no Executivo, quanto no Legislativo e no Judiciário.
Status da pauta de gestão por competências no setor público
Esse caminho está tão bem trilhado que o Ministério da Economia preparou uma proposta para tornar obrigatório o sistema avaliativo de funcionários públicos federais, visando o aumento da produtividade. É importante destacar que a avaliação de desempenho é uma das ferramentas que compõem a Gestão por Competências.
Essa ação promovida pela equipe econômica corrobora com a visão das organizações que descobriram o segredo do sucesso: “não é possível atingir resultados sem o envolvimento das pessoas”. Isso vale, inclusive, para organizações públicas. Portanto, essa é uma importante decisão do governo federal, cujos desdobramentos também devem chegar às esferas estaduais e municipais muito em breve.
O que é a gestão por competências?
Segundo Rogerio Leme, Diretor da Leme Consultoria e autor do livro “Gestão por Competências no Setor Público”, a principal contribuição deste modelo de gestão é a “sistematização do desenvolvimento de pessoal como um modelo que integra Pessoas, Processos e Estratégia”.
Portanto, a Gestão de Competências permite que as instituições sejam mais efetivas, mais produtivas, mais eficientes e consigam atender às exigências e ao aumento de demanda e de complexidade por meio das suas pessoas.
É por isso que os modelos de vanguarda para a gestão de pessoas focam na promoção do desempenho dos servidores, visando aumentar a produtividade e a eficiência do serviço público por meio da efetiva entrega, com reconhecimento de meritocracia.
O conceito de entrega na Gestão por Competências
A entrega contempla a mensuração do desempenho do servidor sob 4 perspectivas:
- • Competências técnicas;
- • Competências comportamentais;
- • Resultados; e
- • Complexidade.
Nesta proposta, as competências (técnicas e comportamentais) são os recursos que o servidor tem para desempenhar com qualidade (complexidade) as suas atividades e atingir as metas individuais e/ou institucionais (resultados).
A mensuração da entrega do servidor é feita por meio da Avaliação de Desempenho com foco em Competências. Neste coeficiente de desempenho gerado, isto é, o resultado da avaliação sob as 4 perspectivas, a instituição tem os insumos para visualizar as necessidades de desenvolvimento do servidor, para que ele possa desempenhar plenamente as suas atividades.
Esse resultado advindo das 4 perspectivas também dá a oportunidade de reconhecer aqueles que têm feito as maiores e melhores entregas. Afinal, reconhecimento ainda é a melhor forma de estimular as pessoas e, por isso, é tão relevante falar e amadurecer o conceito de “entrega”.
Como fazer a gestão por competências no setor público?
Outro desafio enfrentado é o desalinhamento entre a área de Gestão de Pessoas, Alta Gestão e servidores. Isso acontece em virtude da falta de entendimento do projeto e/ou da metodologia eleita. Esse fator pode ser destacado como o grande causador da baixa adesão do público em qualquer nível hierárquico.
Portanto, para evitar situações como essas, duas ações são necessárias:
- A implantação de um modelo sistematizado, mas não engessado e com regras inflexíveis, tais como as metodologias de gestão tradicionais.
- A inclusão e a conscientização dos servidores em diversas etapas do projeto, desde o planejamento até as entregas dos resultados, bem como o envolvimento nas próximas ações.
Uma metodologia participativa e colaborativa carrega essa essência e traz os servidores para o projeto. Isso promove maior entendimento quanto à importância da implantação e quais os resultados esperados pela instituição. Além disso, deixa claro que o foco do projeto não é a punição das pessoas, mas a otimização dos recursos, o desenvolvimento e o alcance da visão institucional.
Gestão por competências e feedback
A promoção da Gestão por Competências no setor público também passa pelo feedback, tanto o do dia a dia, que visa reconhecer ou ajustar comportamentos sempre em prol da evolução profissional, quanto aquele realizado pós-avaliação, momento no qual líder e liderado se reúnem para a montagem do Plano de Desenvolvimento Individual com foco na redução ou eliminação de lacunas de desenvolvimento.
Este feedback pós-avaliação é a etapa que finaliza o ciclo de Avaliação de Desempenho e já é a porta para a entrada do novo ciclo. Tudo aquilo que acontece no período entre avaliações também faz parte da Gestão por Competências. Aliás, é isso o que faz essa roda girar.
A gestão por competências busca trazer mais eficiência à gestão
A Gestão por Competências no setor público visa tornar as instituições mais efetivas. Além disso, possibilita a condução dos servidores, por meio de suas competências, rumo à visão institucional, otimizando pontos fortes e desenvolvendo os pontos de melhoria de cada um, de forma precisa e sem custos desnecessários.
Esse modelo permite ações proativas tanto relacionadas às soluções de fatores que não estão adequados, quanto no reconhecimento do que tem dado certo. Além disso, utilizar o feedback como ferramenta para desenvolver as pessoas é o que promove, de fato, a Gestão por Competências.
Este texto foi produzido pela Leme Consultoria, empresa especializada em Gestão do Desempenho. A Leme oferece soluções em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano por meio de projetos de Consultoria, todos elaborados sob medida para cada cliente.