O IOEB – Índice de Oportunidades da Educação Brasileira é um índice único para cada local (município, estado ou Distrito Federal), que engloba toda a educação básica – da educação infantil ao ensino médio, de todas as redes existentes no local -, bem como todos os moradores locais em idade escolar, e não apenas os que estão efetivamente na escola.
O IOEB é formado a partir da relação de um conjunto de fatores e seus respectivos pesos. Esses fatores estão divididos em dois grupos: insumos educacionais, ou seja, fatores essenciais para um bom resultado educacional e resultados educacionais, sejam eles de atendimento, de aprendizado ou de aproveitamento escolar.
Realização | Pesquisa Técnica | Apoio | Apoio Institucional |
O CLP elaborou uma plataforma com os resultados do IOEB, nela você pode explorar os resultados da sua cidade e estado e também as notas individuais em cada um dos fatores que compõem o índice. A plataforma também a possibilidade de criar comparações entre municípios, capitais e estados.
O IOEB é uma ferramenta que busca apoiar a atuação de líderes em prol da educação brasileira. Queremos estimular os gestores a promoverem transformações que deixem um legado em todo o ecossistema da educação.
A menor unidade de análise do IOEB é o município (o índice por UF é uma agregação do IOEB municipal). Isso quer dizer que ele calcula, de forma conjunta, como está o comportamento de todas as redes de educação do município (estadual, municipal e privada).
Por isso, o IOEB é também uma ferramenta para incentivar e cobrar que os gestores da educação trabalhem em conjunto pela melhoria da qualidade da educação dos municípios e estados, uma vez que a atuação em regime colaborativo é pouco utilizada pelos gestores da educação no Brasil.
O índice identifica quanto cada cidade ou estado contribui para o sucesso educacional dos indivíduos que lá vivem. O IOEB oferece os dados sobre a qualidade do ecossistema da educação para crianças e jovens de uma determinada localidade. A pergunta a que o IOEB se propõe a responder é: qual município e estado oferecem as melhores oportunidades de educação para crianças e adolescentes?
O IOEB inclui as crianças e adolescentes em idade escolar que deveriam estar na escola e não estão – responsabilizando, de forma inédita, municípios e estados por todas as crianças e adolescentes que vivem naquela localidade e não estão na escola.
- 1º – São Paulo
- 2º – Minas Gerais
- 3º – Santa Catarina
- 4º – Paraná
- 5º – Ceará
- 6º – Distrito Federal
- 7º – Espírito Santo
- 8º – Goiás
- 9º – Rio Grande do Sul
- 10º – Mato Grosso
- 11º – Rondônia
- 12º – Mato Grosso do Sul
- 13º – Tocantins
- 14º – Acre
- 15º – Rio de Janeiro
- 16º – Paraíba
- 17º – Pernambuco
- 18º – Amazonas
- 19º – Roraima
- 20º – Piauí
- 21º – Rio Grande do Norte
- 22º – Sergipe
- 23º – Alagoas
- 24º – Amapá
- 25º – Bahia
- 26º – Maranhão
- 27º – Pará
- 1º – Sobral – CE
- 2º – Groairas – CE
- 3º – Porteiras – CE
- 4º – Centenario – RS
- 5º – Novo Horizonte – SP
- 6º – Bom Sucesso do Sul – PR
- 7º – São Domingos das Dores – MG
- 8º – Paranapuã – SP
- 9º – Monte Castelo – SP
- 10º – Brejo Santo – CE
- 11º – Picada Café – RS
- 12º – Dom Silverio – MG
- 13º – Antônio Carlos – SC
- 14º – Birigui – SP
- 15º – Fartura – SP
- 16º – Atibaia – SP
- 17º – Cajobi – SP
- 18º – Senhora dos Remédios – MG
- 19º – Araponga – MG
- 20º – Junqueirópolis – SP
- 21º – Santa Rosa da Serra – MG
- 22º – Jundiaí – SP
- 23º – Vidal Ramos – SC
- 24º – Tupi Paulista – SP
- 25º – Areado – MG
- 1º – São Paulo – SP
- 2º – Curitiba – PR
- 3º – Belo Horizonte – MG
- 4º – Palmas – TO
- 5º – Goiânia – GO
- 6º – Florianópolis – SC
- 7º – Rio Branco – AC
- 8º – Brasília – DF
- 9º – Campo Grande – MS
- 10º – Cuiabá – MT
- 11º – Rio De Janeiro – RJ
- 12º – Vitoria – ES
- 13º – Boa Vista – RR
- 14º – Teresina – PI
- 15º – Fortaleza – CE
- 16º – Manaus – AM
- 17º – Recife – PE
- 18º – Porto Alegre – RS
- 19º – João Pessoa – PB
- 20º – São Luís – MA
- 21º – Porto Velho – RO
- 22º – Aracaju – SE
- 23º – Natal – RN
- 24º – Maceió – AL
- 25º – Macapá – AP
- 26º – Salvador – BA
- 27º – Belém – PA
Assinado pelos mesmos autores do Ideb – Reynaldo Fernandes, ex-presidente do INEP, e Fabiana de Felicio, ex-Diretora de Estudos Educacionais do INEP – o IOEB aperfeiçoa o sistema de controle social da educação.
O índice identifica quanto cada cidade ou estado contribui para o sucesso educacional dos indivíduos que lá vivem. O IOEB oferece os dados sobre a qualidade do ecossistema da educação para crianças e jovens de uma determinada localidade.