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Resolução de Problemas Complexos no Setor Público

Este conteúdo faz parte da trilha de Resolução de Problemas Complexos no setor público. Esse tema é fortemente abordado nas formações do CLP e, em especial, nas aulas do Master em Liderança e Gestão Pública – MLG. Neste artigo, falamos sobre como identificar problemas complexos na gestão pública e a importância de manter sua equipe engajada durante o processo de resolução desse desafio.

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O que é um Problema Complexo?

Inicialmente, para compreender este conceito, é importante entender o que é um problema. Um problema consiste em uma situação na qual é possível encontrar uma solução. Porém, para alcançar esta solução, há um longo processo de desconforto.  Na prática, é uma condição que pode ser solucionada através de análise, dedicação e capacitação dos envolvidos.

Ao pensar na solução de um problema complexo, antes de tudo, é necessário identificar se aquele problema é de fato um problema complexo.

 

Identificando um Problema Complexo

Existem três tipos de problemas: os simples, os complicados e os complexos

Os problemas simples são aqueles que:

• Contam com soluções prontas e rápidas;

• Não requerem muito raciocínio ou esforço para serem resolvidos;

• Passam por um processo quase intuitivo de solução. 

Neste contexto, as soluções podem ser compradas ou contratadas de algum profissional ou organização que já tenha experienciado situação semelhante.

Já os problemas complicados são aqueles que:

• Representam um conjunto de problemas simples;

• Possuem um maior número de variáveis envolvidas;

• Mas, ainda assim, possuem soluções conhecidas.

Ao se deparar com um problema complicado,  você pode compartilhar com alguém da sua equipe ou profissional externo para ter mais clareza das soluções factíveis ou buscar apoio na sua resolução.

Finalmente, os problemas complexos, são aqueles que:

• Nunca aconteceram antes;

• Não possuem soluções conhecidas ou uma solução única e perfeita;

• Possuem uma ou mais variáveis que o tornam complexo, e elas estão todas inter-relacionadas. 

 

 

Ao enfrentar um problema complexo, há uma grande questão a ser resolvida. É preciso ter claro que não existe uma solução pronta, ótima ou certa.

Problemas complexos são problemas sistêmicos e, muitas vezes, ao começar a resolver um aspecto do problema, ele gera um novo problema ou questionamento. Por isso dificilmente irá existir uma solução definitiva para ele.

Este tipo de problema é vivo, dinâmico e constante, e deve-se trabalhar constantemente na solução de cada uma das suas partes. 

 

Capacitação de pessoas para a solução de Problemas Complexos 

Já vimos que quando se tem um problema complexo, não há uma solução pronta, certo?! Além disso, a tecnologia nem sempre trará respostas para este problema. 

Então, o principal insumo para resolver um problema complexo é contar com a participação de pessoas capacitadas para pensar e traçar caminhos assertivos para a resolução desses conflitos. 

 

Problemas Complexos no Setor Público

No setor público isso ganha uma dimensão muito maior, uma vez que a escala da área pública costuma ser maior do que a escala da área privada.

Para a resolução de um problema complexo na área pública, é preciso de gente. Quanto mais pessoas com visões diferentes sobre o problema, melhor.  Assim, é possível que essas pessoas vejam determinados aspectos que não eram vistos antes através de um olhar único. 

Contudo, ao falar de pessoas, levantamos uma outra questão: se esses envolvidos não tiverem um senso de propósito comum e se não houver uma determinação interior entre a equipe, o problema dificilmente será resolvido

 

Afinal, como enfrentar Problemas Complexos no Setor Público?

No setor privado os colaboradores são movidos por metas, bônus, salários, entre outros benefícios.  Enquanto no público, a dinâmica é diferente. 

O principal passo é o engajamento dos servidores públicos para que eles cultivem em si um senso de propósito maior do que apenas o retorno financeiro. Isso porque quando um problema é complexo e de difícil resolução, muitas vezes ele é deixado de lado ou ignorado.

Ao assumir um cargo de liderança no setor público, é fundamental que você tenha em sua equipe o envolvimento de pessoas com propósito, capacitação e diversidade de visões sobre o cenário.  Pessoas com um conjunto de capacidades distintas vão fazer uso de vários recursos que talvez você nunca tenha pensado.

Além disso, é fundamental decupar o problema e encontrar as suas verdadeiras causas. Assim, a equipe pode trabalhar de forma focada, enfrentando uma parte do problema de cada vez.

 

Utilize a experiência da sua equipe

Existe uma ilusão de que apenas fazer o uso extensivo de dados, tecnologia, TI e big data sejam suficientes para resolver problemas. Entretanto, é necessário entender que só o uso dessas práticas não irá trazer a solução esperada. 

Como um problema complexo não tem uma solução pronta ou intuitiva, é essencial contar com uma equipe engajada e com os mesmos propósitos para tornar o processo mais fluido e leve e, de fato, caminhar na resolução. 

Assim podemos concluir que o principal ativo na solução de problemas complexos chama-se: experiência humana.

Você, que é gestor público ou servidor, precisa ter claro que um dos instrumentos fundamentais para obter sucesso na resolução de problemas complexos é acessar a experiência e capacidade da sua equipe para pensar em soluções de forma colaborativa.

Se através dessa leitura você conseguiu identificar um problema complexo em sua gestão, não deixe de ler os próximos artigos da trilha de Resolução de Problemas Complexos no Setor Público. Também falaremos sobre a metodologia de resolução de problemas complexos utilizada em algumas das nossas formações, como o Conexão Pública. Acompanhe!

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