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Educação do interior de Pernambuco a Harvard

Esse conteúdo faz parte do Blog do CLP. Esse é um espaço onde as lideranças formadas pelos cursos do CLP compartilham boas práticas, aprendizados e soluções que, nesse caso, foram criadas ou otimizadas através da participação no Master em Liderança e Gestão Pública – MLG. O texto do líder MLG, Bernardo Egas Lima Fonseca, conta como o legado deixado por um colega de turma impactou no olhar da educação de todos os outros alunos. Confira:

 

O poder da diversidade na educação

É incrível como o aprendizado se dá em diferentes maneiras. O método de Harvard é baseado em estudos de casos e na troca de experiências da turma, o que torna o professor um grande maestro que precisa conduzir esta orquestra do conhecimento. Em tese faz sentido, mas só na prática pude perceber o quanto esse método impacta e transforma, de modo diferente da formação educacional tradicional, em que o professor é sempre o centro das atenções.

Minha turma do MLG era composta por 34 pessoas de 12 Estados diferentes, sendo 18 mulheres e 16 homens. A maioria era do Setor Público, mas havia também representantes do Setor Privado e do Terceiro Setor.

O grupo contava com um Secretário de Estado, dirigentes de grandes instituições, consultores, servidores públicos dos campos mais variados e até uma Vice-governadora do Nordeste. Com um corpo docente único e a equipe do CLP, que abraçou a turma como se da turma fosse, esta pós-graduação de um ano e meio que acontecia mensalmente em São Paulo – com um módulo em Harvard – mudou totalmente minha visão de mundo e meu sentido de propósito.

 

O diálogo como inspiração em Harvard

Como escrever neste canal é uma honra, resolvi dedicar minha estreia à experiência mais marcante que presenciei durante o curso do MLG.

Mesmo antes da viagem para Harvard, um professor chamava a atenção da turma. Ricardo Hausmann foi Ministro de Planejamento da Venezuela e se exilou nos Estados Unidos em função do regime de Chávez e Maduro.

Ele é Diretor do Center for International Development (CID) de Harvard e leciona Economic Development na Harvard Kennedy School of Government. Atualmente, é o principal consultor de Juan Guaidó na agenda econômica, tendo elaborado um plano que chama de The Morning After, para a recuperação venezuelana.

Durante uma das aulas, no momento mais polêmico de suas duras análises, Hausmann demonstrou com gráficos e dados precisos que a Educação não era um fator importante para o desenvolvimento econômico de uma nação.

Basicamente, com alguns exemplos, afirmou que diversos países que aumentaram a quantidade de pessoas na escola e nas universidades não obtiveram melhores resultados econômicos no longo prazo.

Segundo ele, também apresentando evidências concretas, o fator primordial que permite o desenvolvimento econômico de um país é o know-how em atividades específicas, principalmente na indústria.

Educação do interior de Pernambuco a Harvard

Na turma havia professores, acadêmicos e alguns servidores que dedicavam suas vidas à Educação e muitos a tinham como propósito principal de vida, participando de trabalhos voluntários nesta área inclusive.

A aula do eminente ex-Ministro venezuelano estava gerando um nítido desconforto em todos. Foi quando um dedinho humildemente foi levantado para contestar aquilo tudo.

Era nosso amigo Wuleandro Silva, o mais novo da turma, com apenas 24 anos. Nascido em Bezerros, no interior de Pernambuco, trabalhava na Secretaria de Educação de sua cidade natal e já tinha viajado pela Espanha, Itália e Estados Unidos, bem como países da América do Sul (tinha acabado de voltar da Bolívia), trabalhando em projetos focados na causa da Educação.

O debate não foi simples, ele colocou seu ponto, usando toda sua experiência de vida para demonstrar a importância da Educação, mas Hausmann não cedeu um milímetro.

Ele então retrucou novamente, de forma valente, convicta e apaixonada, representando toda a turma do MLG em cada palavra que proferia, e eu me vi em uma cena inesquecível: um jovem com uma causa, desafiando um professor brilhante, na sala de aula da Universidade mais importante do mundo, em defesa da importância da Educação.

Não havia necessidade de nenhuma argumentação, nosso herói com sua trajetória de vida era a personificação de tudo aquilo que ele acreditava e não havia ninguém na turma que não concordasse totalmente com ele.

Depois desta aula, já no alojamento da Universidade, jantando no quarto do Cezar Vasquez (na época, Diretor Superintendente do SEBRAE-RJ), também com a presença do Paulo Minari (Secretário Municipal de Projetos, Convênios e Captação de Recursos em Paulínia, SP),  agradeci ao Wuleandro por ter proporcionado à turma aquele momento especial e o parabenizamos pela coragem. Ele nos respondeu algo que, em minhas lembranças, ficou mais ou menos assim:

“Eu nasci em um lugar muito pobre com pouquíssimas oportunidades e cheguei até Harvard. Minha missão é defender a importância da educação em todos os lugares em que eu passar, em nome de todos aqueles que não podem fazer o mesmo pela falta dela.”

Algum tempo após nossa volta de Boston, tivemos a triste notícia do falecimento do nosso querido amigo Wuleandro. Foi um duro golpe para a turma, mas serviu para nos unir ainda mais.

Guardamos boas lembranças dos momentos que vivemos juntos, que geraram o aprendizado esculpido por toda experiência compartilhada.

Assim, por mais que muitos de nós atuemos em áreas diversas, todos passamos a nutrir um carinho especial pela causa da educação em nosso modo de enxergar o mundo e dedicamos a ela uma parte das nossas lutas diárias, em prosseguimento aos sonhos do nosso amigo.

“Escolas Sustentáveis”: educação que impulsiona transformação

Hoje, com um olhar profissional voltado para a área de Meio Ambiente na Gestão Pública, tenho interesse especial pela Educação Ambiental.

Na Prefeitura do Rio de Janeiro, pude perceber que os servidores da Secretaria de Meio Ambiente da Cidade (SMAC) também acreditam que a educação é um caminho direto para a mudança da nossa sociedade.

A metodologia baseada em estudos de casos e troca de experiências, que converge com a experiência no MLG, pode ser observada em projetos da SMAC, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Entre as principais ações, destaco o programa “Escolas Sustentáveis” que já envolve aproximadamente 15.000 alunos, de 30 escolas em diferentes áreas do município.

A partir de situações próximas das realidades das crianças, são trabalhados conhecimentos sobre a emissão dos gases-estufa e seus impactos, seguidos de atividades e trocas de experiências sobre o clima.

Muitas vezes, os pais vêm às escolas relatar o que aprenderam com seus filhos, em um ciclo transformador.

Como gestor público entendo que a Educação é o fator determinante para o desenvolvimento de qualquer nação, em todos os aspectos. Apoiá-la é dever de toda sociedade.

 


Líder MLG Bernardo - Blog do CLP

 

Bernardo Egas Lima Fonseca, é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e líder pós-graduado pelo Master em Liderança e Gestão Pública – MLG. Atualmente ele é servidor efetivo da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, ele também foi subsecretário de Administração, Presidente do Instituto de Previdência e Assistência do Município do Rio de Janeiro (PREVI-RIO) e Diretor de Administração e Finanças da RIOLUZ.

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