Dos municípios brasileiros com até 100 mil habitantes, dez cidades mostram que é possível entregar eficiência, apesar do orçamento limitado. Entre elas, Cajamar (SP), localizada na região metropolitana de São Paulo, foi eleita a cidade mais inteligente e conectada do Brasil, segundo um ranking montado pela consultoria Urban Systems. Cajamar concentra bons resultados em economia, com um Produto interno Bruto (PIB) elevado (de 140 mil reais por habitante) e 94% de independência do setor público em relação aos empregos, o que significa que apenas 6% dos trabalhadores não trabalham no setor privado.
Para montar o ranking, a Urban Systems avaliou a integração entre mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança, usando 70 indicadores diferentes.
Confira os 10 municípios:
A termo cidades inteligentes se caracteriza por municípios que buscam uma infraestrutura totalmente digitalizada e eletrificada, elementos-chave para o desenvolvimento eficiente e sustentável.
Conheça o estudo completo.