O exercício da cidadania tem passado por profundas mudanças, e as expectativas dos brasileiros, em contraste com a percepção sobre a organização do sistema político, apontam para uma grande crise de representatividade
Tal contexto expressa uma necessidade de mudanças efetivas no sistema político por mais representatividade, engajamento cívico e qualificação democrática. É este o objetivo do CLP. Atuamos para engajar a sociedade civil, os partidos e os representantes dos poderes nessas transformações.
Acreditamos em uma Reforma Política ou Reforma Eleitoral para o Sistema Proporcional, que elege as posições para o legislativo. Nossa agenda contempla os seguintes pontos:
Democracia guiada por resultados
Representação Acessível
Governabilidade e Integridade
Transparência
Democracia intrapartidária
Trata-se de uma combinação dos sistemas majoritário e proporcional. A lógica do sistema é, basicamente, a seguinte: o eleitor tem dois votos em cada eleição para vereador e deputado: vota em um candidato de seu distrito (área geográfica delimitada da cidade ou estado em que vive) e em uma lista de candidatos oferecida por um partido, ordenada e divulgada previamente, ou seja, na legenda de sua preferência.
Trata-se de uma combinação dos sistemas majoritário e proporcional. A lógica do sistema é, basicamente, a seguinte: o eleitor tem dois votos em cada eleição para vereador e deputado: vota em um candidato de seu distrito (área geográfica delimitada da cidade ou estado em que vive) e em uma lista de candidatos oferecida por um partido, ordenadaA campanha Voto Perto, Voto Certo foi desenvolvida pelo CLP junto com outras entidades que se organizaram para a aprovação do sistema de Voto Distrital Misto. A ideia é a conscientização da sociedade civil para uma mudança no sistema eleitoral que acarretaria em uma série de benefícios para a nossa democracia. e divulgada previamente, ou seja, na legenda de sua preferência.
Confira uma série especial de podcasts sobre o tema, realizada pelo CLP. Os cientistas políticos político Humberto Dantas e Marcelo Issa conversam com especialistas em ciência política sobre características e aspectos que ajudam a entender mais sobre a reforma política. Que mudanças estão em jogo? O que precisamos saber? O que ganhamos? O que perdemos? Ouça os episódios!
ESCREVA SEU EMAIL E RECEBA NOSSA NEWSLETTER
SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS E FIQUE INFORMADO