Em 10 anos de trajetória o Centro de Liderança Pública (CLP) impactou mais de 6.500 líderes. Em 2018, iniciamos o movimento de escala deste alcance. Queremos impactar servidores de diversos níveis nos quatro cantos do país. O CLP está se propondo a compartilhar um pouco da experiência acumulada nestes 10 anos de atendimento ao setor público para mais servidores e gestores.
Expansão Virtual
Ao longo de 2017, uma significiativa parte das prefeituras brasileiras passava por sérios problemas financeiros. A desvalorização dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios e a queda na arrecadação do ISS trouxeram uma nova realidade que os municípios não estavam habituados. Os gastos cresciam desde anos 2000, principalmente com folha de pagamento, um campo delicado politicamente e pouco flexível. Hoje, ao menos 37,5% dos municípios estão fora da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Frente a este cenário, o CLP lançou o curso online Como Melhorar a Arrecadação do Seu Município. O curso é dividido em três módulos, com dois lançados até então. O primeiro módulo é focado em como os municípios podem melhorar as fontes de receitas próprias por meio da arrecação dos impostos IPTU, ISS, ITBI e taxas municipais. Já o segundo módulo trata das transferências estaduais e federais com foco em uma área estratégica para as prefeituras, Educação.
Segue aqui uma breve aula do curso.
Segundo Fabio Ono, diretor de Desenvolvimento de Lideranças do CLP, o grande objetivo desta série de cursos virtuais é “oferecer aos gestores públicos a oportunidade de tirar dúvidas práticas, por meio do acesso a conceitos e ferramentas que de fato possam contribuir para o dia a dia dos servidores e, por fim, da população.”
Os cursos são gratuitos e já contam com mais de 600 inscritos.
Expansão Presencial
Junto à expansão virtual, o CLP deu início à estratégia de expansão presencial. Queremos estar em mais cidades, levar mais conhecimento e preparo para os gestores públicos.
A primeira iniciativa é o Conexão Pública, uma oficina para servidores inquietos. Com uma metodologia preocupada com a aplicação prática de todo o conteúdo, o projeto se propõe a auxiliar os servidores a lidarem com os desafios reais do seu ambiente de trabalho e solucionar os problemas que impendem o bom desempenho das suas iniciativas e políticas públicas.
Já estamos com oficinas marcadas no Estado de Goiás e nas cidades de Belo Horizonte e Juiz de Fora.
O escopo do Conexão Pública consiste em selecionar um viabilizador local, responsável por articular toda logística e comunicação da oficina. A facilitação fica a cargo do CLP, que selecionará os responsáveis por trabalhar todo o conteúdo e atividades nas cidades. As oficinas têm duração de dois dias.
Convidamos os servidores públicos comissionados e de carreira, federais, estaduais e municipais dos quatro cantos do país a saber mais sobre o Conexão Pública e vir junto com a gente na mudança do setor público brasileiro. Saiba mais.
Mais informações
Em janeiro desse ano aconteceu a conferência online Gestão Pública Municipal, onde reunimos professores, servidores públicos e especialistas durante quatro dias para discutir formas de como os municípios podem enfrentar seus principais problemas de gestão. Ao todo, 320 ouvintes participaram das sessões de aprendizagem.
Essa foi a primeira ação de uma série de iniciativas destinadas à produção de mais conteúdo e informação que auxiliem os servidores públicos nas suas funções.
Nos próximos meses, lançaremos uma plataforma de conteúdo, além de diversos materiais em vídeo, texto, e-books e ferramentas.
Em 2018, ao todo já foram 400.000 pessoas alcançadas e 740 novos gestores públicos na nossa rede.