Search
Close this search box.

CLP inicia novo ciclo de formação de líderes públicos

Ana Maria Diniz Foto: CLP

É por meio da formação de líderes públicos que conseguiremos impactar a educação no Brasil. Essa foi a conclusão da palestra de Ana Maria Diniz, Presidente do Conselho do Instituto Península, durante a aula inaugural da nova turma de gestores públicos do Master em Liderança e Gestão Pública- MLG, realizada nesta segunda-feira (22/08), em São Paulo.

Em sua terceira edição, o Master em Liderança em Gestão reúne gestores públicos de todo o Brasil. Foram cerca de 80 inscritos no processo seletivo e 34 selecionados para participar da pós-graduação que é excelência em desenvolvimento de liderança focada no setor público brasileiro. 

"Estamos mais uma vez com uma turma forte e diversa. Conseguimos reunir excelentes gestores públicos e que, de fato, têm poder de transformação nas suas localidades", comentou a Gerente de Educação do CLP, Michele Arruda. A diversidade de áreas e regiões são pontos fortes da pós-graduação, que conta com secretários, superintendentes, assessores e até uma vice-governadora, de 14 estados brasileiros. 

A estreia da nova turma aconteceu com uma aula de Liderança Adaptativa, ministrada por Luiz Felipe d’Avila, diretor-presidente do CLP. O cientista político enfatizou as peculiaridades do setor público. De acordo com Luiz Felipe, "para todo projeto no setor público, há um desafio que vai além da simples implementação, seja de um porto, de um novo sistema de gestão, de uma ciclovia ou de um estudo".

O desafio referido por Luiz Felipe é a mudança de cultura que deve ser trabalhada no setor público para viabilizar qualquer projeto de grande impacto. Custo político, definição de prioridades de gestão, comunicação efetiva junto à população e à equipe técnica são algumas das questões peculiares e intrínsecas à gestão pública. "Para enfrentar esses desafios determinantes do setor público são necessários líderes capazes de enfrentá-los de forma ética e responsável. Formar esse perfil de líder é o objetivo do Master em Liderança e Gestão", destacou d'Avila. 

O segundo momento do dia ficou a cargo de Ana Maria Diniz, que trouxe a sua experiência de mais de 10 anos dedicados à melhoria da educação pública no Brasil. Ana Maria contou como um conjunto de organizações sociais criaram o Todos pela Educação, movimento responsável pela elaboração e fiscalização das metas do Plano Nacional de Educação, iniciativa adotada pelo governo federal que determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional até 2020.

Ana Maria ainda citou a importância do desenvolvimento de lideranças na educação brasileira com gestores públicos da educação, diretores de escolas e melhorar formação dos professores. 

A estreia na nova turma do Master em Liderança e Gestão Pública contou com a presença de parceiros que apoiam o projeto junto ao CLP. Um desses parceiros que esteve presente foi a Comunitas, uma organização da sociedade civil que tem como objetivo estimular a participação da iniciativa privada no desenvolvimento do país por meio do investimento social privado. 

Na parte da tarde, o MLG ficou por conta do professor Fernando Coelho, com a disciplina de Gestão Estratégica e Governança. O primeiro módulo do MLG acontecerá durante toda essa semana.

Confira os alunos aprovados no MLG:

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Notícias Relacionadas