Search
Close this search box.

CLP promove o 4º Encontro Nacional de Liderança e Gestão Pública

O CLP (Centro de Liderança Pública) promove no sábado, 27/11, o 4º Encontro Nacional de Liderança e Gestão Pública, em formato híbrido, das 9h às 15h30, no Espaço Vila Santina, em São Paulo. Com o tema “Inovação em redes como cultura para transformação social”, o evento será exclusivo para convidados e a rede de líderes públicos da organização e vai contar com a participação de nomes como o de Flávio Dino (PSB-MA), governador do Maranhão; Humberto Dantas, cientista político e especialista na área de Educação do CLP; Francisco Gaetani, presidente do Conselho de Administração do Instituto República; Mafoane Odara, líder em Recursos Humanos (HRBP) para América Latina no Facebook, psicóloga e ativista; Juliano Seabra, chefe geral de inovação e criatividade do BID em Washington (EUA);  Tadeu Barros, diretor-presidente do CLP. 

O objetivo do encontro é reunir pensadores e líderes da área de inovação para compartilhar conhecimentos e experiências com o intuito de inspirar os presentes, promover o aprendizado e provocar o debate sobre o tema no âmbito do setor público brasileiro. 

Nesse contexto, o 4ª Encontro Anual da Rede vai discutir as possibilidades e desafios da inovação pública para a transformação de serviços públicos, fomentando o foco no cidadão e o desenvolvimento de um governo mais ágil e receptivo às demandas da sociedade. Os tópicos abordados incluem inovações e suas aplicações em políticas públicas, novas tendências em tecnologia e seus usos para gerar valor público, transformação digital no governo e promoção da sustentabilidade, inclusão, aprendizagem e diversidade através da inovação. Tudo isso a partir da óptica de como é possível multiplicar o impacto de melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) no dia a dia da administração pública. 

Para abordar todas essas temáticas, o evento será dividido em dois blocos: na parte da manhã os painéis serão focados em inspiração e conhecimento para os servidores lidarem com os desafios diários, e enquanto o período da tarde vai debater o conceito de conexão e como a crescente produção de dados permite novas formas de planejamento, execução e avaliação de políticas públicas. 

O 4º Encontro Nacional de Liderança e Gestão Pública será transmitido na íntegra pelo Youtube do CLP, a partir das 9h. Assista neste link! 

PRÊMIO LIDERANÇA PÚBLICA 

O evento vai contar também com a 5ª edição do Prêmio Liderança Pública, que tem por objetivo reconhecer boas práticas que contribuam para uma gestão pública mais eficiente. Serão três premiações: Iniciativa MLG, líder mais engajado 2021 e legado CLP. O objetivo é criar um repositório de iniciativas e boas práticas de líderes de todo o Brasil, aumentar a visibilidade dos bons exemplos na gestão pública, acompanhar o impacto da Rede de Líderes e aprofundar o suporte que o CLP pode oferecer para essas iniciativas. 

EDUCAR ESTÁ NO DNA DO CLP 

No campo da educação, a formação de líderes é uma causa histórica do CLP, que busca se posicionar como um hub associado à ideia de reconhecimento da importância do universo público desde 2008, servindo ao propósito de formar lideranças que têm como compromisso transformar o Brasil e enfrentar problemas complexos associados a diferentes desafios de ordem pública – mesmo que a partir de ações da iniciativa privada.

O  CLP conta com mais de 450 líderes em 24 estados, 172 municípios e até 3 países. Já foram capacitados senadores, deputados federais, prefeitos, secretários municipais e estaduais,  gestores de todas as esferas e setores, e servidores da ponta. Para além de números, são trajetórias, histórias pessoais, experiências, dores, erros e acertos de líderes que compartilham um propósito: mudar o país por meio da melhoria da gestão pública. 

Programação

9h – 9h10 – Abertura 

  • Tadeu Barros, diretor-presidente do CLP

09h10 – 09h40 – DESAFIOS POLÍTICOS – VALORES, TENDÊNCIAS E REALIDADE

  • Flávio Dino, governador do Maranhão (PSB-MA);
  • Humberto Dantas, cientista político e especialista da área de Educação do CLP;

09h40 – 10h20 – O GRANDE RESET DO MUNDO

  • Sabina Deweik, pioneira em Cool hunting no Brasil;

10h40 – 11h20 – DIVERSIDADE E INCLUSÃO COMO ESTRATÉGIA PARA CULTIVAR A CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO

  • Mafoane Odara, líder em Recursos Humanos (HRBP) para América Latina no Facebook, psicóloga e ativista;

11h20 – 12h – PAINEL INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO

  • Juliano Seabra, Chefe da Divisão de Inovação e Criatividade no Banco Interamericano de Desenvolvimento em Washington;
  • Tadeu Barros, diretor-presidente do CLP;

13h30 – 14h10 – PRÊMIO LIDERANÇA PÚBLICA 

  • Renato Alves, coordenador de Rede do CLP

14h10 – 14h50 – PAINEL CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

  • Francisco Gaetani, presidente do Conselho de Administração do Instituto República;
  • Rodrigo Perpétuo, Secretário Executivo para a América do Sul – ICLEI Governos Locais pela Sustentabilidade;
  • Heloísa Fava, coordenadora de Fiscalização Ambiental da prefeitura de Campinas e parte da Rede MLG Ambiental.
  • Cristina Fabris, Vice-Presidente Operacional da iWrc Brasil – especialista em projetos socioeconômicos em Cooperativas de Reciclagem (mediadora);

14h50 – 15h30 – PAINEL DIVERSIDADE E INCLUSÃO COMO POTÊNCIA PARA INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO

  • Joyce Trindade, secretária de Políticas e Promoção da Mulher no Município do Rio de Janeiro;
  • Camila Guimarães, Diretora Técnica de Finanças e Suprimentos no Governo do Estado de São Paulo e parte da Rede Negritude Pública;
  • Alexandro Santos, diretor-presidente da Escola do Parlamento e integrante do Centro de Pesquisa Transdisciplinar em Educação do Instituto Unibanco e a iniciativa Ford Global Fellowship, da Ford Foundation, rede de lideranças globais pela equidade. 
  • Maurício Correia, representante da Rede MLG LGBTQIA+ e atualmente responde pelo Núcleo Especial de Modernização da Administração Municipal da Prefeitura de Salvador.

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Notícias Relacionadas