Search
Close this search box.

Competitividade no novo mandato municipal: Ranking dos Municípios

O Ranking de Competitividade dos Municípios, que será lançado pelo CLP (Centro de Liderança Pública) nesta quinta-feira (19), é resultado de nove anos bem-sucedidos com o Ranking de Competitividade dos Estados. Sua edição será voltada para líderes públicos e, para adequar o levantamento aos dados da realidade municipal, foram criados diferentes pilares, indicadores e dimensões.

A competitividade no mandato municipal

A análise competitiva da gestão pública, dentro da causa de Competitividade, foi ampliada para a esfera municipal. Após as eleições municipais deste ano, a nova ferramenta permitirá que os recém-eleitos tenham um amplo mapeamento dos desafios, direcionando, de forma mais precisa, a atuação das lideranças municipais para planejamento e atuação para aquilo que é prioritário.

Dessa forma, o Ranking de Competitividade dos Estados pretende ser uma ferramenta simples e objetiva para pautar a atuação dos líderes públicos brasileiros na melhoria da competitividade e da gestão pública local.

O que é Competitividade?

Para o CLP, é competitivo aquele estado ou município que consegue utilizar os recursos disponíveis e entregar bons resultados. Para isso, ele deve olhar para os recursos que ali existem e como eles estão sendo usados para surtir efeitos positivos, tanto na geração de bem-estar e serviços públicos, como no desenvolvimento econômico local, gerando mais emprego e renda para a população.

No Ranking de Competitividade, é importante não apenas o resultado, mas também o sucesso em relação aos outros estados. É por isso que, através de seus dados, a ferramenta possibilita observar como outros entes se comportam, motivando o desenvolvimento de políticas cada vez mais replicáveis e de impacto.

Um estado ou município protagonista em Competitividade é aquele que tem a coragem de olhar para as questões difíceis do local, com uma visão sistemática e articulada. Além disso, é preciso que ele saiba identificar as necessidades de implementar políticas públicas mais estruturais, muitas vezes com a ajuda do governo federal.

O Ranking de Competitividade dos Municípios

Para adequar os pilares à realidade dos municípios brasileiros, mais focados nos serviços públicos entregues à população, o Ranking de Competitividade dos Municípios possui pilares diferentes do Ranking de Competitividade dos Estados. São 55 indicadores, distribuídos em 12 pilares temáticos e 3 dimensões consideradas fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública das cidades brasileiras.

Os pilares são: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.

Os recortes e as estruturas do novo ranking também são diferentes. Com o objetivo de alcançar um entendimento mais profundo e abrangente dos 405 municípios mais populosos do país, com mais de 80 mil habitantes.

No estudo, conforme detalhado no apêndice metodológico, as notas variam no intervalo de 0 a 100, no qual quanto maior a nota obtida, melhor a performance municipal na correspondente municipal característica em análise. Os 3 estados com maior número de municípios no estudo pertencem à região Sudeste do Brasil: São Paulo com 95 municípios, Minas Gerais com 45 e, por fim, Rio de Janeiro com 33.

Os resultados deste compilado de dados você encontra no Ranking dos Municípios. Assista o evento na íntegra:

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Notícias Relacionadas