Search
Close this search box.

MLG 6 na Blavatnik School of Government

Líderes públicos embarcaram para uma Missão Internacional na cidade de Oxford.

Entre 11 e 15 de julho aconteceu a Experiência Internacional da turma 6 do Master em Liderança e Gestão Pública – MLG, pós-graduação do Centro de Liderança Pública. Gestores públicos de diferentes regiões do país participaram de uma palestras e encontros com professores da renomada escola de governo Blavatnik School of Government, que fica cidade de Oxford, Inglaterra.

As aulas da manhã foram conduzidas pela professora Anna, que coordena o curso e montou o programa. Ela conduziu um estudo de caso com base em política habitacional do Paraguai. Ainda pela manhã, a professora Margarita formou grupos e deu início a uma reflexão que guiará outras atividades da semana. O objetivo é entender desafios trazidos pela pandemia e, a partir de novos padrões, o que significa liderar processos.

As aulas da tarde foram totalmente conduzidas pela professora Emilly e tiveram como objetivo tratar de técnicas de negociação. O conteúdo foi alinhado coma professora Patrícia Tavares e visou lógica de complementariedade atrelada à disciplina de Política 3 do MLG, que trata de questões de negociação.

Na terça-feira, aulas da manhã foram conduzidas pelo professor Martin Williams, que esteve nas edições anteriores do programa e leciona na Blavatnik School of Government. Ele conduziu uma reflexão sobre política por evidências e trouxe um caso para discussão entre a turma.

Partiu, almoço? Eles sempre ocorrem sempre no ambiente da escola, e hoje tivemos a oportunidade outro líder MLG, João Arthur Reis, que cursa o mestrado na Universidade de Oxford. Também encontramos Allan Greicon, que fez parte do time CLP entre 2014 e 2015.

No turno da tarde, o professor Jonathan Wolff tratou da cooperação e coordenação interdisciplinar de políticas públicas com foco na área da saúde, buscando indicar a complexidade e a multisetorialidade da saúde na realidade. E a professora Eleanor Carter falou sobre parcerias intersetoriais, impact bond, PPPs e afins. A turma encerrou o dia com um debate informal com Margarita Gomez sobre o papel do servidor público!

A quarta-feira foi um dia dedicado a brasileiros que atuam na equipe de pesquisadores da Blavatnik School of Government, com ênfase inicial em política por evidências. O encontro foi conduzido pelo pesquisador, pós-doutorando e bolsista da @fundação Leman, Filipe Recch. A líder MLG Glória, do Ceará, foi convidada para falar sobre o caso da cidade de Sobral, onde ela reside e atua como servidora pública.

Na parte da tarde, a turma conheceu Rafael Goldszmidt, que lecionou na FGV do Rio de Janeiro e está na BSG. Ele propôs uma reflexão sobre percepções de pesquisa e como deve-se olhar dados para o avanço em políticas públicas. O dia terminou com a turma colocando a mão na massa e resolvendo exercícios de estruturação de políticas de saúde, utilizando aspectos da Covid-19 como desafio.

Já a quinta-feira foi dedicada à temática de Liderança! Stewart Wood, membro da câmara dos Lordes e ex-coordenador do nosso curso na BSG, abordou os  aspectos weberianos de liderança, em seguida, Kate Orkin, professora sul-africana, tratou de trazer um conjunto de cases nigerianos para reflexão acerca de desafios de líderes. 

Durante a tarde, o tema liderança foi utilizado como parâmetro a guerra da Ucrânia e os desafios a acordos pela reitora Ngaire Woods. Ao final do dia, todos se reuniram para fotografias e um exercício final de reflexão.

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Notícias Relacionadas