Search
Close this search box.

Gestão eficaz elevou o dinamismo da economia do Ceará, afirma Mauro Benevides Filho

Mauro Benevides Filho Foto: CLP

O secretário da Fazenda do Ceará, Mauro Benevides Filho, destacou nesta sexta-feira (18/03) as ações que sua gestão tem tomado para alavancar de forma tão eficiente o potencial econômico do estado nordestino. A apresentação fez parte da 3ª edição do curso Liderança, Gestão e Competitividade, oferecido pelo Centro de Liderança Pública – CLP.

Falando para uma plateia com representantes de cinco estados brasileiros, Benevides Filho revelou os pontos-chaves para o Ceará destacar-se em relação à economia nacional: controle eficiente dos gastos, jamais excedendo sua previsão de receita; a busca da redução da carga tributária; a constante preocupação com capacitação e inovação tecnológica; e a manutenção de uma política de evolução na capacidade de investimentos.

O secretário afirmou que as conquistas só foram alcançadas graças a duas políticas estabelecidas ao longo dos últimos 8 anos: o corte de gastos públicos excedentes, que tem permitido ao Governo utilizar as verbas adicionais em outras áreas; e o baixo grau de endividamento, que tem tornado possível a captação de recursos internacionais.

Os resultados comprovam a eficiência das medidas. De 2007, ano em que Benevides Filho foi empossado secretário da Fazenda, até 2014, o Ceará foi o 4º estado que, em números absolutos, mais investiu, atrás apenas de São Paulo, Rio de janeiro e Minas Gerais. E a previsão é de que em 2015 tenha alcançado a terceira colocação.

O secretário também apresentou algumas ideias implementadas pelos últimos governadores que elevaram a eficácia da gestão econômica do estado como o Comitê de Gestão por Resultados e Gestão Fiscal, um grupo de secretários que se reúne semanalmente para assessorar o governador e definir suas diretrizes; o Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários, sistema que permite ao governador monitorar o andamento de todos os projetos; e o Sistema Modular de Administração de Recursos do Tesouro, conhecido como Smart, que permite o acesso a consultas sobre receitas e despesas para a verificação de atendimento das normas legislativas.

Foi por iniciativa também de Benevides Filho, que o Governo do Ceará resolveu investir em tecnologia para controle das fronteiras do estado, com direito a criação de uma célula de inteligência, a fim de combater as fraudes fiscais.

Nos oito anos na Secretaria da Fazenda, o maior orgulho de Mauro Benevides Filho foi a criação de um sistema que propiciou aos contribuintes a possibilidade de eles terem acesso ao andamento do processo de controle fiscal feito pelo Estado sobre as empresas. O Sistema Informatizado de Gestão Tributária tem servido para prover uma relação mais harmoniosa entre fisco e contribuinte, além de diminuir também a taxa de inadimplência.

Para os próximos meses, o secretário promete continuar inovando, com a implementação de um catálogo eletrônico de produtos, que tende a se tornar a referência de preços para consumidores e empresas, além de estipular valores-base para licitações públicas.

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Notícias Relacionadas