Search
Close this search box.

Jantar CLP – É possível retomar o crescimento e a competitividade do Brasil?

Rodrigo Maia em painel no jantar anual do CLP em 2019

 

Na última segunda-feira (12) mais de 300 convidados participaram do jantar anual do CLP, que contou com painéis discutindo a retomada do crescimento e a competitividade no Brasil. O público, composto principalmente por grandes empresários, parlamentares, e representantes da sociedade civil, acompanhou entrevistas com painelistas como o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, além de Ana Carla Abrão, ex-secretária da Fazenda de Goiás e sócia na Oliver Wyman do Brasil, o professor da FGV Carlos Ari Sundfeld, e Wagner Lenhart, Secretário de Gestão de Pessoas no Ministério da Economia.

 

Obstáculos além da Previdência

 

No painel de abertura, Rodrigo Maia falou sobre os obstáculos do Brasil além da Previdência – que agora segue para apreciação no Senado – e considera difícil a aprovação das demais reformas ainda este ano, mas acredita que, levando em consideração o que conseguiram fazer com a PEC, pode ser possível. Entre as demais barreiras, levantou o crescimento das despesas públicas no Brasil e a queda de investimentos, e também criticou o excesso de medidas provisórias, que considera atrapalhar o funcionamento da casa.

 

Gastos com a máquina pública

 

As despesas foram também alvo de Ana Carla Abrão, ex-secretária da Fazenda de Goiás, que abriu seu painel destacando que hoje o Brasil gasta 40% do PIB com a máquina pública, e o professor Ari Sundfeld falou sobre a necessidade de reformar as carreiras no setor público. Complementando a discussão, o secretário Wagner Lenhart defendeu a criação de um governo simples, mais leve, e digital.

A reforma do Estado vem ocupando cada vez mais protagonismo no Congresso, e o debate com os painelistas no jantar do CLP mostram a urgência da pauta para o país. “É um tema ainda não muito claro para o setor privado e é sempre importante debater as reformas com a contribuição da sociedade civil organizada”, afirmou Luana Tavares, diretora-executiva do CLP.

 

Assista o vídeo completo

 

O evento também foi transmitido ao vivo pelo canal da Infomoney, e o vídeo está disponível na íntegra abaixo.

 

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Notícias Relacionadas