Search
Close this search box.

?O exercício da política é procurar e praticar o bem em prol da sociedade?, diz Pedro Parente

Em aula magna para a primeira turma do Master em Liderança e Gestão Pública, em 2014, Pedro Parente ressaltou a importância do idealismo no setor público. “Nós tivemos bons políticos no Brasil que têm visões muito idealizadas, no melhor sentido da palavra, no sentido de que, realmente, o exercício da política é procurar e praticar o bem em prol da sociedade” explicou Parente, atual presidente da Petrobras e ex-ministro chefe da Casa Civil durante o governo FHC.

Durante a aula magna, Pedro Parente citou o livro de George Keenan, Around the Cragged Hill, onde o autor explica sua visão sobre a política internacional americana e os desafios de quem atua com o poder. “Ele começa dizendo o seguinte: à existência de governos, não cabe juízo moral. Não cabe dizer se é bom ou não é bom ter governo. Porque governos existem para fazer com que os cidadãos e cidadãs possam viver em sociedade”, comenta Parente.

Confira o bate-papo online 

sobre dúvidas do MLG

Em sua aula, Pedro Parente aponta algumas características do poder público à luz do livro de Keenan: "ele coloca que normalmente a busca do poder não se dá por partidos organizados. Se dá a partir de uma liderança, do grupo em torno dessa liderança, aí sim do partido e depois então leva-se em consideração a sociedade como um todo”.

Em meio à essa lógica, ainda comentando o livro de Keenan, Pedro Parente destaca o seguinte: “quando esse grupo toma o poder, seus primeiros objetivos são atender os interesses do líder; o segundo objetivo é atender os interesses da 'panelinha'; o terceiro é o objetivo do partido; e o quarto, desde que não conflite com os anteriores, é atender os interesses da sociedade”.

Ao final, ele ainda reforça que ser gestor no serviço público, hoje em dia, é uma coisa que demanda idealismo, que demanda desprendimento. "É claro que eu estou falando dos bons gestores, daqueles que querem fazer as coisas de forma correta, direita, ética”, destacou Pedro Parente.

Conheça a Liderança Adaptativa, o conceito que guia as ações do CLP e a base da nossa pós-graduação, o Master em Liderança e Gestão Pública.

Ficou interessado no MLG? Preencha o  formulário aqui e aguarde nosso contato!

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Notícias Relacionadas