O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é um programa que visa a redução em 50% das mortes causadas por acidentes de trânsito em todo o Estado de São Paulo até o ano de 2020.
O programa é fruto de uma parceria estratégica entre o CLP, o Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Governo, e diversas empresas.
O primeiro grande passo do projeto foi instaurar o InfoSiga, um banco de dados de acompanhamento que gera relatórios precisos sobre as causas das mortes. Atualmente, o InfoSiga é atualizado todo dia 19 do mês, quando é publicado o resultado do mês anterior em uma plataforma de transparência de acesso aberto para todos os cidadãos. Com isso, conseguimos saber onde, quando e como ocorrem os acidentes, bem como o perfil das vítimas e o Estado pode agir imediatamente para evitar mais ocorrências.
Em 2016, 15 cidades foram conveniadas conveniadas para receber recursos de multas e executar melhorias em infra-estrutura de vias, fiscalização e conscientização dos usuários. O gestores de trânsito dos municípios recebem acompanhamento da equipe do Movimento Paulsita no Governo do Estado, a fim de acompanhar a execução dos planos de ações, indicadores e resultados das intervenções no curto, médio e longo prazo.
O grande ponto por trás do InfoSiga era como organizar as informações sobre as causas de mortes no trânsito. Os dados necessários antes estavam distribuídos em diferentes secretarias e órgãos do governo, que não compartilhavam a informação, bem como algumas fontes apresentavam defasagem de 2 anos em seus bancos de dados. Assim, era impossível ter uma análise completa sobre a totalidade dos acidentes de trânsito e desenhar qualquer estratégia assertiva.
Frente a essa dificuldade, a primeira açõa do Movimento foi mergulhar em cerca de 100 mil Boletins de Ocorrência, além de informações do Datasus, Bombeiros, Polícia Rodoviária, Polícia Militar e outras fontes, a fim de conhecer em profundidade e cruzar os dados disponíveis.
Com o lançamento do InfoSiga, um convênio foi assinado com 15 municípios no primeiro ano do Programa e o número de cidades participantes aumenta a cada semestre, atingindo a marca de 57 convênios assinados.
Atualmente, o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito já conta com um sistema de gestão e análise de dados que gera os insights necessários para pautar as ações municipais. Ao todo, foram 447 vidas poupadas no período de 2 anos. O programa também conta com uma forte atuação na formação das lideranças responsáveis por implementar as ações definidas. A Revista IstoÉ realizou uma matéria sobre o Movimento e os desdobramentos positivos na diminuição das taxas de mortes em acidentes no trânsito.
Além de dados consistentes e modelo sólido de gestão, o pano de fundo do Movimento Paulista é um modelo inovador para solucionar problemas complexos do setor público, pois reúne um grupo de patrocinadores da sociedade civil e iniciativa privada, consultorias especializadas e o CLP, enquanto OSCIP articuladora de recursos e know-how para construir a capacidade do Governo na resolução de problemas específicos. Os atuais patrocinadores do Programa são a Abraciclo, Ambev, Arteris, Banco Itaú, CnSeg, Prosimulador, Raízen e Together for Safer Roads.
Essas e outras histórias de transformação são os resultados do trabalho do CLP em desenvolver líderes públicos capazes de mudar a cultura políticia no Brasil. Hoje, somos um equipe de mais de 20 pessoas totalmente dedicada em melhorar a gestão pública e a vida de milhões de brasileiros. Conheça nossos projetos e doe para CLP. Só assim conseguiremos fazer muito mais. Doe Aqui!