Crédito: Saulo Cruz/SAE-Pr
Economista e atual Subsecretário da Secretaria de Assuntos Estratégicos do Governo Federal, Paes de Barros concedeu uma entrevista ao jornal Valor Econômico.
Considerado o responsável pelo formato atual do Bolsa Família, Paes de Barros falou sobre o papel do BNDES no Brasil, a necessidade de reformas nos programas sociais e explicou o motivo para a queda na desigualdade ter desacelerado no último ano.
"O nível de desigualdade, de exclusão, de loucura social do Brasil é tão absurdo que não tem nem como não ter uma política social robusta e distributiva. A discussão é qual a melhor maneira de fazer isso.", disse o subsecretário ao discutir a evolução do IDH e a desigualdade entre os estados.
Quando questionado se existia a necessidade de transformar o Bolsa Família, Paes de Barros disse "Sim. Bolsa Família tem que ser transformado muito rapidamente. A França fez isso. O abono salarial é um Bolsa Família. Dá a cada trabalhador que ganha de um a dois salários mínimos um salário a mais que equivale a 8%, 9% da renda dele por mês."
Leia a matéria completa no site do Valor Econômico: