Search
Close this search box.

Série Brasil: ponto de partida? propõe caminhos para as principais áreas do país

A Série Brasil: ponto de partida? discute os problemas brasileiros, uma parceria da plataforma UM BRASIL  com o Centro de Liderança Pública (CLP).

A série é parte do Projeto Visão Brasil 2030, idealizado em 2013 e que tem como objetivo pensar soluções para o país em áreas prioritárias. Temas como Previdência Social, sistema tributário, educação e infraestrutura são discutidos por especialistas de longa data. Confira:

 

Reforma da Previdência, com Marcelo Caetano

 

O ex-secretário de Previdência do Ministério da Fazenda, Marcelo Caetano, fala sobre o desafio da reforma do sistema de aposentadorias e pensões. Na conversa, ele analisa as deficiências da Previdência brasileira, o crescente problema do déficit e do envelhecimento populacional e o desafio de explicar à população a necessidade das mudanças propostas.

 

 

 

Desenvolvimento Econômico, com Otaviano Canuto

 

Para discutir as reformas essenciais para se promover o crescimento econômico sustentável do País,  conversamos com o diretor executivo do Banco Mundial, Otaviano Canuto. Ele analisa a relação entre a abundância de recursos naturais e o sucesso ou fracasso de economias emergentes, o desafio da baixa produtividade brasileira, e a necessidade de se enfrentar as deficiências nas áreas de infraestrutura, abertura comercial, educação e Previdência.

 

 

 

Segurança Pública, com Renato Sérgio de Lima

 

Professor do Departamento de Gestão Pública da FGV EAESP e diretor presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima fala sobre o desafio da segurança pública no País. Na conversa, ele analisa os diferentes diagnósticos sobre o problema da violência, as deficiências do sistema de segurança pública brasileiro, e a necessidade de moderniza-lo à luz da Constituição. Ainda, Lima alerta para o que considera um risco de retrocesso na área da segurança pública sob o atual contexto político.

 

 

 

Educação, com Cláudia Costin

 

Professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) e ex-diretora global de Educação do Banco Mundial, Claudia Costin é uma das principais referências em educação no mundo. Na entrevista, ela traça uma visão de futuro para as nossas escolas: a construção de um sistema de ensino com qualidade e equidade, a valorização dos professores, o papel dos sistemas de avaliação, e a formação dos alunos para o mercado e a cidadania.

 

 

 

Saúde, com Patrícia Ellen 

 

A agenda de reformas para enfrentar os desafios da Saúde no Brasil é o tema da entrevista com a Secretária Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Emprego de São Paulo, Patrícia Ellen. Na conversa, ela analisa o papel central da tecnologia na melhoria do sistema de saúde e as soluções de gestão e integração para aumentar a eficiência dos recursos.

 

 

 

Reformas para o Brasil, com Bernard Appy 

 

Conversa com Bernard Appy sobre como o Brasil pode dar os próximos passar em prol de um crescimento sustentável. Há casos internacionais e boas práticas nacionais que podem virar modelos replicados no país, basta uma gestão pública com maior capacidade de planejar e colocar um prática um plano de longo prazo. Um dos exemplos é a reforma da previdência.

 

 

 

 

Infraestrutura, com Paul Procee

 

Líder do Programa para Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável do Banco Mundial no Brasil, Paul Procee conversa sobre as dificuldades que o ambiente regulatório brasileiro impõe à atração de investimentos. Na entrevista, ele destaca a importância de um planejamento de longo prazo para os modais de transporte brasileiros, a necessidade de melhor integração das agências regulatórias, e as condições essenciais para atrair investimentos privados, num momento de restrições do gasto público.

 

 

 

Planejamento Estratégico, com Fábio Barbosa e Nicola Calicchio

 

Fábio Barbosa é presidente do CLP e Nicola Calicchio é presidente da McKinsey na América Latina. Conversamos com eles sobre como o Brasil pode dar os próximos passar em prol de um crescimento sustentável. Há casos internacionais e boas práticas nacionais que podem virar modelos replicados no país, basta uma gestão pública com maior capacidade de planejar e colocar um prática um plano de longo prazo.

 

 

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Notícias Relacionadas