Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Ok, entendi!
Ir para o conteúdo
DOE PARA O CLP
  • MENU
  • Voltar
  • 16/04/2024
  • Engajamento Político

O papel do cidadão frente aos retrocessos ambientais

A influência do capitalismo como modelo econômico dominante está presente em tudo que se faz e no modo de se viver. A revolução industrial só maximizou algo que mais dia menos dia viria à tona, o desequilíbrio entre desenvolvimento e sustentabilidade. E na busca de mais crescimento, o desenvolvimento se chocou com o meio ambiente, deixando um rastro de retrocessos ambientais, como a exclusão social, o desmatamento e as mudanças climáticas.

Para as Organização das Nações Unidas (ONU) o meio ambiente é o conjunto de elementos físicos, químicos, biológicos e sociais que podem causar efeitos diretos ou indiretos sobre os seres vivos e as atividades humanas. Ou seja, meio ambiente é o conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural.


Os retrocessos ambientais e as mudanças na lei ambiental

Desde os anos 1980, o Brasil vem implementando leis que buscam estabelecer limites para a poluição atmosférica e o desmatamento florestal, estabelecendo padrões de qualidade do ar e limites para conter as crescentes explorações de matas, buscando a recuperação de áreas já devastadas.

Ainda assim, mesmo se munindo de ferramentas para frear o desmatamento e a poluição atmosférica, estamos retrocedendo na atuação e os números vem mostrando que precisamos agir. De acordo com a Global Forest Watch, o desmatamento no Brasil nunca esteve tão atuante. Entre 2001 e 2018, o país perdeu 53.8 milhões de hectares de cobertura arbórea e estima-se que 66% dessa perda ocorreu devido a fatores de urbanização ou agropecuária. Ou seja, é provável que estamos flexibilizando leis outrora eficientes ou retrocedemos na atuação, monitoramento e penalização de infratores.

Leia também: Retrocessos ambientais e o impacto na garantia de direitos humanos em estados e municípios


Qual é o papel do cidadão?

O século XXI é caracterizado por um mundo em que a exclusão social não pode ser mais ignorada, a sociedade exige das organizações um comportamento ético comprometido com a qualidade de vida do planeta e oportunidade de iguais para os cidadãos. Politicas publicas precisam ser implantadas, monitoradas e avaliadas buscando uma gestão pública com eficiência, eficácia e efetividade. O terceiro setor é de suma importância, já que ele possui a capacidade de mobilizar e empoderar o cidadão em busca de atendimento às demandas sociais que frequentemente o Estado não mostra capaz de resolver.

A ideia de um mundo melhor para todas as gerações sem prejudicar o meio ambiente é um objetivo social desejado, o que faz com que o mundo todo queria esse projeto implantado em seu território. A terra não suporta mais a retirada desenfreada de insumos que está ocorrendo e as catástrofes vêm sendo cada dia mais constantes, como terremotos e maremotos.

Para contornar esse problema precisamos pensar globalmente, mas agir localmente. Criar ideias, implementar projetos e ouvir todas as partes em busca de resoluções para a entrega de um planeta melhor para as próximas gerações.

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Picture of César de Oliveira

César de Oliveira

César de Oliveira possui graduação em gestão pública MBA em gestão financeira e controladoria, é Especialista em Compliance e anti-corrupção, e Gestão elaboração e avaliação econômica de projetos sociais.

Notícias Relacionadas

A lei de concessões e PPPs aprovada pela Câmara dos Deputados

Projeto de Lei moderniza leis de concessões e PPPs A Câmara dos Deputados concluiu a

LEIA MAIS
Inteligência Técnica

Ranking de Competitividade dos Estados | Metodologia Tendências de construção das estimativas

Março de 2024 Metodologia – Tendências de construção das estimativas de PIB Devido às especificidades

LEIA MAIS
Inteligência Técnica

Um diagnóstico sobre a segurança pública do Brasil

Introdução É consenso que um país que busca oferecer qualidade de vida e assegurar o

LEIA MAIS
Inteligência Técnica

Junte-se ao CLP

ESCREVA SEU EMAIL E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Siga o CLP

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS E FIQUE INFORMADO

Facebook-f Twitter Youtube Linkedin-in Instagram
Mapa do site

Sobre o CLP

Quem somos e o que fazemos
Equipe, Comitê Executivo e Conselho
Linha do tempo
Apoiadores
Sala de imprensa

Soluções de Educação

Contrate nossos cursos
Educação no CLP
Liderança e Transformação Pública

Causas

Competitividade
Causas
Reforma da previdência
Reforma Política Distrital Misto
Gestão de Pessoas no Setor Público
Enfretamento à Covid-19

Rede de Líderes

Líderes

Blog

Todos os Posts
Estudos, artigos, conteúdos técnicos

Doação

© COPYRIGHT CLP - CNPJ: 09.512.143/0001-57 - CLIQUE AQUI E FALE COM O CLP

AUDITORIA