Ajudar os servidores e suas equipes na resolução dos principais desafios da gestão municipal. Esse é o objetivo do ‘Conexão Pública’, iniciativa do CLP – Liderança Pública, que capacitou servidores públicos municipais de Itacoatiara (AM) e Limoeiro do Norte (CE), entre os dias 06/03 e 10/03.
No total, cerca de 80 gestores ligados à secretaria da educação das duas cidades foram capacitados. Em dois dias, facilitadoras do CLP aplicam elementos comportamentais nas atividades, criando uma mudança organizacional e desafiadora para o grupo de gestores. Isso se dá pelo compartilhamento de conceitos, práticas e ferramentas que auxiliam o servidor no processo de observação, diagnóstico e intervenção em algum problema que estejam enfrentando.
“Conseguir identificar a raiz do problema complexo é o primeiro passo para realizar uma intervenção com mais assertividade e eficiência. Esta metodologia tem como objetivo aproximar cada vez mais a realidade do setor público para a resolução das causas do problema. Além disso, todas as etapas do programa são realizadas em grupo e através de tomadas de decisão coletivas”, explica Jéssica Barcelos, analista de desenvolvimento de produto do CLP.
Finalizado o prazo para a implementação do projeto, os servidores recebem acompanhamento virtual da equipe e de convidados da Rede do CLP que já passaram pelo desafio do grupo e podem contribuir com sua experiência. O objetivo é consolidar aprendizados, avaliar resultados e criar um a ser implementado num período de três meses.
Os desafios do Amazonas e do Ceará na educação
O Amazonas é o melhor posicionado da Região Norte, no 16º lugar no Ranking de Competitividade dos Estados 2019, elaborado anualmente pelo CLP – Liderança Pública. O estado é o primeiro colocado geral em Solidez Fiscal, mas ocupa uma posição intermediária na Educação, na 21ª posição. O principal indicador deste pilar foi a avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), avaliação mundial feita em dezenas de países, com provas de leitura, matemática e ciência, além de educação financeira e um questionário com estudantes, professores, diretores e escolas e pais.
Já o Ceará foi o estado mais competitivo do Nordeste e o 5º colocado nacional no pilar Educação. Ao mudar a forma como os impostos são repassados, o governo cearense remanejou a distribuição orçamentária e passou a priorizar pautas educacionais, como o PAIC – Programa Alfabetização na Idade Certa, que foi responsável por reduzir o número de crianças não alfabetizadas de 47% em 2007 para 4,7% em 2019. O estado também apresentou bom desempenho no IDEB, que mede o resultado dos alunos em provas de português e matemática, além da taxa de aprovação das escolas, o Estado também se sobressai no IOEB (Índice de Oportunidades da Educação Básica), onde tem sete escolas entre as dez melhores do país.