O CLP – Liderança Pública traz o caso de impacto de Tadeu Saravalli, Assessor Técnico de Gabinete na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e também advogado com atuação em Direito Público. Ele, que também é líder do Master em Liderança e Gestão Pública – MLG, implementou o projeto Cidade Sustentável.
Cidade Sustentável
Parceria com a iniciativa privada que garante execução de várias ações com foco no meio ambiente e é exemplo para outros municípios.
Onde?
Birigui, São Paulo
Quem idealizou?
Tadeu Luciano Seco Saravalli – Líder MLG da turma 2
Qual era o problema?
Em Birigui não existia coleta seletiva e os assuntos de sustentabilidade eram tratados de forma tímida com pouquíssimas ações concretas pelos gestores públicos e a iniciativa privada. 0 desafio consistia na articulação de vários stakeholders para o convencimento da importância do assunto.
O que foi feito?
No final de 2015, começaram algumas articulações com o McDonald’s, que iria instalar um restaurante na cidade. A prefeitura trouxe sua preocupação com a sustentabilidade e a multinacional topou incorporar uma série de ações nesse sentido, como a coleta da água da chuva, utilização da água que sobra do ar-condicionado, uso de aquecedores solares, painéis de captação de energia solar fotovoltaica entre outros. Depois de muita conversa, a prefeitura firmou uma parceria com a rede de fast food.
Quais foram os resultados?
- Foi implantada em todas as escolas municipais a educação em sustentabilidade, com estimulo ao início e ampliação da coleta seletiva e expansão da arborização no município;
- Estruturação da Cooperativa de Catadores de Material Reciclável;
- Implantação da coleta seletiva em toda a cidade;
- Ampliação do plantio de árvores e atos para preservação das florestas existentes;
- Fortalecimento de parcerias público-privadas.
Porque o caso é uma boa prática na gestão pública?
O Projeto Birigui Sustentável pode ser considerável inovador porque é uma parceria público-privada, não onerosa entre as partes. Houve um alinhamento entre os objetivos em sustentabilidade da multinacional com as metas da prefeitura, visando a melhoria de qualidade de vida da população.
Qual o grande desafio que esse líder MLG enfrentou?
O grande desafio foi manter o assunto na pauta da transição de governo e demonstrar a importância da realização do projeto para o prefeito eleito que, após esclarecido sobre a parceria, manteve esse e outros projetos de interesse da cidade.
O que fica?
A política está institucionalizada, Birigui tem aproximadamente 120 mil habitantes. Com a replicação do projeto em Araçatuba, Barueri e Ribeirão Preto a população atendida pode chegar a 1,5 milhões de pessoas. A multinacional já demonstrou o interesse de estender o modelo de parceria para todas as suas unidades na América Latina.
Confira o que saiu na mídia
Participantes do Projeto “Birigui Sustentável” visitam áreas estratégicas para o meio ambiente
Birigui Sustentável: Educação Ambiental oferecida pela administração formou 63 crianças
Apoie a criação de mais conteúdos como este.