Search
Close this search box.

CLP apresenta o Ranking de Competitividade dos Estados ao governador de Minas Gerais

CLP apresenta o Ranking de Competitividade dos Estados ao governador de Minas Gerais

Nesta segunda-feira, 04, o CLP – Liderança Pública apresentou o Ranking de Competitividade dos Estados ao Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e ao corpo de Secretários Estaduais. O encontro teve a participação do Gerente de Competitividade, José Henrique Nascimento, e do Analista de Mobilização, Lucas Cepeda.

A pedido do governo estadual, o CLP explicou como funciona o Prêmio Excelência em Competitividade, para qual o Estado enviou políticas públicas neste ano. Além disso, também foram levantados os pontos fortes e fracos de Minas Gerais, em especial aqueles que podem ser administrados em curto prazo. No encontro, o CLP também entregou ao governador uma ferramenta que mostra o desempenho do estado de acordo com os dados do Ranking de Competitividade 2019.

Dessa forma, o grande foco de debate foi o pilar de Solidez Fiscal, onde Minas Gerais ocupa a 26ª posição. Brevemente, foram discutidas as possibilidades de melhoras neste campo e como o estado pode atuar para entregar serviços públicos de qualidade em meio ao cenário de aperto das contas públicas.

O desempenho de Minas Gerais no Ranking de Competitividade dos Estados

 

Apesar de ter piorado duas posições entre 2018 e 2019, Minas Gerais se mantém entre os dez estados mais competitivos e ocupa o 8º lugar no Ranking de Competitividade 2019. Com bom desempenho nos pilares de Sustentabilidade Ambiental e Sustentabilidade Social, o Estado mantém a 2ª colocação por cinco anos consecutivos no pilar de Educação.

Porém, é no pilar de Solidez Fiscal que o Estado teve a principal queda. Nele, ocupa a 26ª e penúltima posição, com desempenho negativo nos indicadores de Capacidade de Investimento, Solvência Fiscal, Resultado Primário, Gasto com Pessoal e Poupança Corrente.

Para saber mais sobre a evolução do Estado e seus indicadores de destaque, confira o desempenho completo de Minas Gerais abaixo:

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Notícias Relacionadas