Search
Close this search box.

Coisa Pública: CLP divulga resultados do Ranking de Competitividade dos Estados 2021

Ⓘ 7 minutos   |   ❍ 01 de outubro de 2021   |   ❝ Por Natália Almeida

Coisa Pública

Acontece na gestão pública

A 10ª edição do Ranking de Competitividade dos Estados teve como tema “um futuro sustentável se faz agora” e foi apresentado nesta quinta-feira (30), em um webinar transmitido pela TV Estadão, com a presença de seis governadores. A grande novidade, é que neste ano, o levantamento avaliou os entes subnacionais a partir da adequação dos indicadores aos 17 ODS da ONU, bem como critérios ESG. Leia mais na entrevista do Lucas Cepeda, Coordenador de Competitividade do CLP.

Assim como em 2020… São Paulo lidera o levantamento, seguido por Santa Catarina e Distrito Federal. Na outra ponta, Pará, Acre e Roraima ocuparam as últimas colocações, respectivamente. O que chama atenção, é o crescimento dos estados Piauí, Alagoas e Amazonas! Clique aqui para conferir as análises regionais e baixar o relatório do levantamento.

Confira o novo site do Ranking de Competitividade →

E no Prêmio Excelência em Competitividade, os vencedores foram os programas Gestão Penitenciária (GESPEN), que introduziu indicadores e evidências na administração penitenciária do Maranhão; o Paraíba Educa, que formou 10 mil professores e aumentou as inscrições para o ENEM; e o Parcerias Municipais, que teve resultados consolidados e reduziu drasticamente diversos indicadores.

Já o Destaque Internacional ficou por conta de Santa Catarina, enquanto o Destaque Crescimento foi Alagoas quem levou a melhor, por ser o estado que mais cresceu nos últimos quatro anos nos três pilares mais pesados do Ranking: Segurança, Infraestrutura e Sustentabilidade Social. Assista ao evento na íntegra.

Vamos falar de ESG?

O CLP acaba de lançar uma série sobre ESG, com foco na implementação dessa agenda no setor público. São conteúdos e entrevistas com especialistas abordando desde o contexto básico sobre o tema até as camadas mais profundas do debate. Mergulhe nessa jornada!

Quero acessar a série gratuitamente →

Radar das Reformas

Depois de lideranças partidárias da Câmara… Avaliarem que a reforma Administrativa deve ser analisada apenas quando o tema estiver amadurecido, tudo indica que ela deve ficar para meados de outubro. Havia expectativa de que o texto, aprovado pela comissão especial da Casa, fosse discutido pelas bancadas nesta semana, mas os planos foram adiados. Leia mais.

Já a Lei de Improbidade Administrativa foi aprovada, nesta quinta-feira (29), pelo Plenário do Senado por 47 votos a favor e 24 contra. A matéria voltará para análise dos deputados, pois recebeu modificações que precisam ser apreciadas. O projeto prevê a alteração de mais de 20 artigos da lei original de 1992 — são 25 no total. Leia mais.

Soluções Públicas

Aproveitando os indicadores do Ranking de Competitividade, o último episódio do Coisa Pública abordou os impactos do desmatamento no Brasil e políticas públicas capazes de reverter este cenário. Para isso, conversou com a Ângela Cruz, Diretora na Secretaria Municipal do Verde, em Campinas, e com a Natalie Unterstell, especialista em política climática. .

Quero escutar o episódio no Spotify →

Para quem quer entender como dados podem ser usados para revelar ações com o foco ambiental e de mudanças climáticas, o debate Conjunturas & Riscos: Política Climática Por Inteiro acontecerá no dia 5 de outubro, às 10h30. Em parceria da Folha de S. Paulo, o tema será “Jornalismo de dados ambientais”. Clique aqui para se inscrever.

E antes de nos despedirmos… Te convido a conhecer a nova série especial do CLP sobre ESG no setor público! Ela traz entrevistas com especialistas no assunto, discutindo desde o contexto básico sobre o tema até as camadas mais profundas do debate. Clique aqui para acessá-la.

A semana em números 

86

indicadores compuseram o Ranking dos Estados de Competitividade 2021;

5

estados premiados com o Prêmio Excelência em Competitividade;

47

votos foram suficientes para aprovar a nova Lei de Improbidade Administrativa no Senado.

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Notícias Relacionadas